O estresse de motoristas que passam pela BR-470 no trecho do bairro Fortaleza, em Blumenau, tem data para acabar. Ao menos parcialmente. Na reta final, a obra que transformou o túnel da Rua Samuel Morse em um viaduto vai ser finalizada em duas etapas: primeiro, a parte de cima, da rodovia em si. Depois, a parte de baixo, com duas rotatórias e a nova passagem.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Responsável pelo serviço, o DNIT espera que a primeira etapa ocorra até o dia 20 deste mês. Porém, dependerá do tempo. Isso porque, para fazer a pintura e terminar os muros de proteção, os trabalhadores precisam de mais seis dias inteiros sem chuva. Quando isso ocorrer, o desvio pelas marginais terminará e o fluxo voltará a ser permitido nas faixas principais da 470.

Com a liberação, a equipe vai focar nas rotatórias, asfalto e sinalização da parte inferior para então inaugurar o viaduto em si. Para isso, serão de 20 a 30 dias de trabalho, diz ainda o órgão federal. Ou seja, praticamente um mês inteiro sem precipitação. A previsão para os próximos dias não é favorável e, pelo padrão da estação, os temporais de fim de tarde durante o verão devem ser um desafio quase diário.

A BR-470 foi interditada na altura da empresa NC, no prédio da antiga Dudalina, no final do primeiro semestre deste ano. O bloqueio tem testado a paciência dos condutores, que enfrentam lentidão no trecho a qualquer hora do dia. A necessidade de desvio por dentro do bairro também aumentou consideravelmente o vaivém em ruas residenciais da Fortaleza Alta.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do avanço da obra

Veja como ficará o viaduto

Leia mais

Projeto para nova etapa da duplicação da BR-470 avança mais um passo