Quem passa pelo local até percebe o movimento, mas não tem ideia de como está a obra de prolongamento da Via Expressa, com início no bairro Fortaleza, e cuja promessa é desafogar o trânsito em duas rodovias, a SC-108 e a BR-470. Segundo o engenheiro da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Ivan Amaral, que acompanha o andamento dos trabalhos em 1,8 quilômetro, 25% da primeira etapa que começou em março deste ano está pronta. O prazo de finalização deste trecho, que inicia na BR-470, próximo à Via Expressa, no bairro Fortaleza, e vai até a Rua Guilherme Scharf, na altura da Rua Clara Sasse, no bairro Fidélis, agora é entre março e abril de 2017:
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_ Estamos na fase de terraplanagem. Nós ainda precisamos remover muito solo. Ali é uma região que tem algumas vertentes, nós estamos fazendo drenagem, corte e aterro. Esta fase vai se estender bastante porque é uma região muito íngreme, com muito morro. A parte de mexer no solo vai demorar bastante _ explica, ao ressaltar que por este motivo o término desta etapa da obra prevista inicialmente para o fim deste ano é inviável.
Dependendo das condições climáticas, o tempo de obra poderá ser ampliado. Segundo Amaral, quando há chuva, por questões técnicas, é preciso aguardar três dias para dar sequência aos trabalhos:
_ Trabalhar com o solo é a parte mais trabalhosa. Como vamos atravessar o morro e precisamos baixar as rampas – isso a gente chama de corte – ou ampliar a descida, isso leva tempo. O prazo de conclusão geral da obra nós não temos, pois estamos fazendo por etapa. Se não fosse assim, a obra não sairia _ conclui ao citar que a cada ano há um orçamento específico.
Obra está orçada em R$ 200 milhões
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Segundo o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) o investimento previsto nesta primeira fase, já com as 22 desapropriações, é de R$ 35 milhões. A empresa Cetenco Engenharia é responsável pela terraplanagem e pavimentação do trecho. O total da obra, já com as desapropriações necessárias, e com os 15,6 quilômetros finalizados, gira em torno de R$ 200 milhões.
ANDAMENTO DA OBRA
O que já foi feito:
– Corte de árvores, início da terraplanagem, corte de morros e desapropriações em 25% dos primeiros 1,8 quilômetro.
O que falta ser feito:
– Colocação da base de asfalto, pavimentação e acabamento dos primeiros 1,8 quilômetro;
– Obras e desapropriações nos outros 13,8 quilômetros restantes do prolongamento da Via Expressa.