A dona de casa Roseli Tereza Jaroczinski mora na rua Minas Gerais há seis anos e já viu algumas vezes o rio Águas Vermelhas alagar as casas da região em dias de chuva forte em Joinville. A esperança da moradora é que a comunidade não precise mais se incomodar com o problema a partir de agora, com a inauguração da elevação e pavimentação da via. Representantes do Governo do Estado e o prefeito entregaram a obra oficialmente na tarde desta quarta-feira.

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– Com as chuvas que deram até agora, a rua não encheu mais. Aquela do mês passado que alagou vários bairros não deu nada de enchente aqui. Espero que continue assim – diz Roseli.

A reclamação da moradora agora é com a imprudência dos motoristas, que trafegam pela rua em alta velocidade. No momento, apenas faixas de pedestre e placas com a sinalização de velocidade máxima em 60 km/h foram colocadas na pista. No entanto, o prefeito Udo Döhler adianta que, após ouvir as reivindicações, vai pedir um estudo para analisar qual o local mais adequado para a instalação de um redutor de velocidade. Ele ainda salienta a importância da elevação da rua para a comunidade do bairro.

– Essa obra é para garantir que o Morro do Meio não fique mais isolado do resto da cidade por causa de alagamentos. No início do ano vamos recuperar o pavimento asfáltico desse trecho aqui até a BR-101 e isso também vai permitir que o bairro cresça em uma velocidade maior – explica.

A obra começou em fevereiro de 2013, mas ficou parada durante um ano até a liberação de uma licença ambiental, sendo retomada no início do ano passado. Foram investidos R$ 9 milhões pelo Governo do Estado no trecho de 1,6 quilômetro da rua, que dá acesso aos bairros Nova Brasília e Morro do Meio. Além da elevação da pista em 1,9 metro, a obra também inclui drenagem, novos postes – que ainda estão recebendo a migração da fiação de energia -, calçadas, ciclovia, arborização e pavimentação.

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Foram construídas duas galerias de drenagem para dar vazão ao rio e mais 900 metros de drenagem pluvial. A tubulação antiga dos dois lados da pista, que mediam 40 e 60 centímetros de diâmetro, foi substituída por uma nova, de 80 centímetros, 1,2 metro e 1,5 metro. Ainda foi realizada a terraplanagem ao lado da pista para fortalecer o solo em razão da elevação da rua.

– A obra atende a demanda da comunidade e acredito que 95% do problema com alagamentos está resolvido para sempre. Só vai alagar aqui se tiver algum dilúvio – garante João Carlos Ecker, secretário de Estado de Infraestrutura (Deinfra).