Hoje começam as aulas na rede pública municipal de Florianópolis e o túnel para pedestres na SC-403 – na frente da escola Luiz Cândido da Luz, no Bairro Vargem Grande – ainda não está pronto. Prometida para ser entregue antes do início do ano letivo, a obra só deve estar concluída na semana do Carnaval.
Continua depois da publicidade
No dia 20 de janeiro, em entrevista, o secretário estadual de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, afirmou que a passagem subterrânea teria que ficar pronta até o início das aulas. Ele afirmou que aquele ponto era prioridade nas obras de duplicação da SC-403. Porém, o que os 700 alunos da escola Luiz Cândido da Luz vão ver é apenas peças de concreto – que serão as paredes do túnel – cercadas de montes de terra e pedra, futuras bases para o asfalto que vai passar por ali.
Cobalchini diz que, nos próximos dias, vai cobrar uma posição da empresa sobre o atraso. Dependendo da justificativa, ele pode tomar uma atitude em relação ao problema: pode ser multa ou até a rescisão de contrato.
Para a diretora da escola Marcela de Leon, a principal preocupação com o atraso da obra é o barulho causado pelas máquinas, que pode atrapalhar o ensino. A Secretaria de Infraestrutura afirmou que não há nenhum plano especial para evitar barulho na região durante o período escolar.
Continua depois da publicidade
Outra questão levantada por Marcela é a realização das obras durante a temporada. O trânsito, já impraticável no verão, ficou caótico com as obras. A diretora conta que às 17h – horário de término das aulas – se demora uma hora e meia para ir da escola até Ingleses (pouco mais de 3km). Em condições normais, o trecho é percorrido em menos de 10 minutos.
Entramos em contato com o engenheiro da empresa Espaço Aberto _ responsável pela obra _ José Eduardo Barbosa, mas ele não estava autorizado a dar entrevistas sobre o assunto.
Desvio terá que ser construído
Para que a passagem subterrânea fique funcional, um desvio terá que ser construído ao lado de onde hoje passa a SC-403. Essa nova via já está em obras e deve suportar duas das quatro pistas que a rodovia terá até o fim da duplicação.
Continua depois da publicidade
Os carros passarão por esse desvio (que fica em cima da passagem) e o outro lado do túnel poderá ser erguido. Até lá, os alunos e professores da Luiz Cândido da Luz terão que cruzar a SC-403 com a ajuda de um redutor de velocidade já existente.
Obra está atrasada
Já em novembro a empresa Espaço Aberto foi alertada pela Secretaria de Infraestrutura por conta de atrasos na obra. A empreiteira alegou demora no licenciamento ambiental, corte de vegetação e retirada da rede elétrica. As duplicação da SC-403 começou dia 3 de setembro de 2013 e, segundo a Secretaria de Infraestrutura, foram feitas obras de drenagem e terraplanagem das vias marginais.
O contrato prevê que a duplicação esteja pronta até 27 de novembro deste ano, mas até agora apenas 10% do total das obras estão prontas. Ao todo o investimento na rodovia será de R$ 35 milhões.
Continua depois da publicidade