A obra de contenção do Morro da Mariquinha, atingido por um grave deslizamento em 2011, deve ser entregue na próxima semana, segundo a Prefeitura de Florianópolis. Em uma reunião realizada na noite de segunda-feira, dia 8, Secretaria de Habitação e Defesa Civil apresentaram a um grupo de moradores do local os resultados da vistoria realizada na obra construída na rua Waldomiro Monguilhott, na subida para a comunidade.

Continua depois da publicidade

Mais de 3,5 anos após desastre, Prefeitura inicia obra de contenção do Morro da Mariquinha

Proprietários de imóveis atingidos direta ou indiretamente pelos efeitos do deslizamento ocorrido em dezembro de 2011 – quando um bloco de aproximadamente 200 toneladas se desprendeu do maciço rochoso e desbarrancou, levando junto três residências e provocando a morte de uma pessoa – os moradores ouviram a leitura dos laudos finais e o planejamento das etapas para a reocupação de suas residências.

Desmoronamento no centro de Florianópolis mata uma mulher

Continua depois da publicidade

No total, 21 moradias foram interditadas pelo comprometimento da estrutura do local, e os moradores que precisaram sair de suas residências estão sendo beneficiados com o pagamento de aluguel pela administração municipal.

– Foi uma obra complexa, que precisou de readequações e correções no projeto original, objetivando garantir a segurança no entorno de toda a rocha – explicou o Zancanaro.

Segundo o secretário, na vistoria realizada em 29 de setembro, foi constatado que ainda seria necessário remover a camada de vegetação no alto da rocha e na sequência realizar a impermeabilização da estrutura na parte superior da obra, para possibilitar a integridade dos tirantes e ampliar a vida útil da estrutura.

Continua depois da publicidade

– Mesmo com tudo o que foi feito para estabilizar rocha e terreno, não podemos relaxar no que diz respeito à manutenção da obra, e isso envolve a participação da comunidade, que não pode permitir o despejo de entulhos e lixo no local, pois isso compromete a estrutura como um todo. Vocês precisam estar atentos e nós precisamos da ajuda de vocês – disse o secretário, que ressaltou que aquela continua sendo uma área fragilizada.

Moradores comemoram “presente de Natal”

Luiz Machado, chefe de departamento da Defesa Civil, falou sobre as etapas da obra, que envolveu o grampeamento da rocha, a construção de uma série de muros de gabião e a canalização e direcionamento de águas pluviais, e apresentou as liberações dos terrenos e residências, em alguns casos com suas respectivas restrições.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

– Cada um dos moradores irá receber uma cópia do relatório final, onde todas as condições do terreno e condicionantes da reocupação estão explicados – informou.

Continua depois da publicidade

Uma das moradoras que teve sua residência liberada para reocupação, Arlete Correa comemorou o resultado da vistoria.

– Beleza! Ganhei um presente de Natal – festejou.

De acordo com o secretário Domingos Zancanaro, todo o trabalho de vistoria das residências que estão desocupadas e o acompanhamento do retorno dos moradores às suas residências será planejado e acompanhado pelas equipes da Secretaria e da Defesa Civil. Ainda este ano começam as visitas acompanhadas para registrar a condição das moradias.