Quase um ano após enfrentar a segunda maior enchente da história da cidade, Rio do Oeste deve finalmente receber obras contra inundações. O governo do Estado lançou nesta terça-feira (22) a licitação para melhoramento fluvial e limpeza do Rio Itajaí do Oeste e do Rio das Pombas. Conforme o edital recém-divulgado, a Defesa Civil de Santa Catarina prevê que os trabalhos custem até R$ 10 milhões.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As empresas interessadas em executar a obra devem ser conhecidas no dia 6 de novembro, data do pregão on-line. O objetivo é tirar árvores exóticas presentes no leito dos rios e também recolher materiais acumulados na água ao longo das últimas inundações — a mais recente ocorreu em maio deste ano. Os serviços serão feitos em 6,4 quilômetros do Rio Itajaí do Oeste e em 1,4 quilômetro do Rio das Pombas.
Após a assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora terá um ano para concluir a obra.
“O acúmulo de sedimentos, as árvores exóticas que obstruem a passagem d’água e, principalmente, o grande volume de precipitação, contribuem para o problema, que pode ser mitigado pela limpeza e melhoramento de aproximadamente 7,8 quilômetros de margens fluviais. Este projeto é vital para a segurança e o desenvolvimento sustentável da região”, justifica o Estado.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Reforma da barragem de Ituporanga vai custar R$ 23,3 milhões e empresa já está definida
O primeiro e milionário passo para construir a 4ª barragem contra enchentes do Vale do Itajaí