Uma construção abandonada há mais de 15 anos tem atormentado moradores no topo da Rua Padre Schroeder, no Morro do 25, comunidade do bairro Agronômica, em Florianópolis. A obra de um prédio de dois andares e 350 metros quadrados parou em fase de alvenaria, e atualmente corre o risco de desabar sobre as casas dos vizinhos.

Continua depois da publicidade

No local, deveria funcionar uma boate com quartos para aluguel, conforme laudo assinado pelo então diretor da Defesa Civil de Florianópolis em 2016, José Cordeiro Neto. Segundo ele, o proprietário morreu e os possíveis responsáveis há três anos não se manifestam. O lauda informa que o local está deteriorado e insalubre.

“Está sendo utilizado por terceiros como depósito de lixo e abrigo de pessoas em atividades clandestinas. O telhado está em ruínas, tomado por vegetação e todas as telhas estão soltas, passíveis de serem carregadas por ventos mais fortes”, informou.

No dia 12 de abril, o atual diretor da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, solicitou à Secretaria de Planejamento a demolição da obra, de acordo com este laudo.

Continua depois da publicidade

Vizinho imediato do prédio descendo a ladeira, o vigilante Maicon de Oliveira, de 34 anos, nascido no Morro do 25, diz que partes da alvenaria já caíram no terreno dele.

— É uma tragédia anunciada. A gente está com medo. Já tentei com a prefeitura que eles pelo menos limpassem, mas nada. Toda vez que ateiam fogo, o prédio se estala todo, já caiu inclusive tijolo na minha casa. Estou saturado e não sei mais a quem recorrer.

Resposta da Prefeitura

A Secretaria de Planejamento informa que notificou o espólio (processo de inventário) e está aguardando o retorno do Aviso de Recebimento (AR) dos Correiros. Conforme a pasta, a herdeira é do interior de Minas Gerais.

Continua depois da publicidade

O que fazer em casos como este?

Moradores que estiverem enfrentando problemas relacionados a obras com risco de desabar devem procurar a Defesa Civil do município, através do 199 ou nos endereços abaixo.

Florianópolis: Rua Deodoro, 209 – Centro. Telefone: (48) 3224-0298

São José: Rua Senador Carlos Gomes de Oliveira, 833 – Distrito Industrial. Fone (48) 3357-6267

Palhoça: Rua Hilza Terezinha Pagani, 280, Passa Vinte. Fone (48)98482-4300. Fixos 3279-1760 / 3286-4973

Veja todas as notícias da seção Seu Problema É Nosso

(Foto: Maicon de Olveira / Arquivo pessoal)