O ex-jogador do Grêmio, Oberdan Vilain, participou de chat do clicRBS no Beiramar Shopping, onde ocorre a Mostra do Catarinense, nesta terça-feira, e não se demorou apenas contanto histórias da época em que defendia a camisa do Santos e atuava ao lado do rei Pelé. Vilain demonstrou que, como bom catarinense, acompanha o Estadual e tem seu favorito no campeonato.

Continua depois da publicidade

– Meu favorito, pelo que apresentou, não é o que eu gostaria que ganhasse, mas é o Joinville pela regularidade até o momento – afirmou.

Além disso, também apontou seus jogadores preferidos:

– O Marcelo Silva, do Joinville e o Bruno Cazarine da Chapecoense.

Vilain também comentou a atual má fase do Figueirense. Para ele, faltam contratações que resolvam os problemas do time.

Continua depois da publicidade

– Acho que o Figueirense teria que mudar muitas coisas. Acho também que muitas contratações teriam que ser feitas, torço que o Figueirense volte ao lugar de onde nunca deveria ter saído.

Sua experiência diz que não basta um time ter uma estrutura de Série A, se não tem jogadores de qualidade.

– O ideal é uma coisa andar junto com a outra. Não adianta ter uma estrutura maravilhosa, um estádio muito bom e jogadores sem qualidade. Pela experiência que tenho em Série A e Série B, as nossas duas equipes da Capital teriam que contratar jogadores com mais qualidade.

Vilain ainda enalteceu sua paixão pelo Grêmio. De acordo com o ex-jogador, apesar dos principais títulos de sua carreira terem sido conquistados pelo Santos, não há nada comparado com a emoção de vencer um Gre-Nal.

Continua depois da publicidade

– Com o Santos, ganhei todos os títulos que um atleta almeja ganhar, mas nada se compara ver depois de um Gre-nal, os colorados de cabeça baixam com as bandeiras embaixo do braço e a festa da torcida tricolor – declarou o catarinense.

Sobre Pelé, Vilain não deixou por menos: afirmou que o rei foi o maior orgulho do futebol brasileiro.

– Todo final do ano costumo participar de um encontro de ex-jogadores do Santos, onde relembramos coisas maravilhosas de nossa época de jogador. Sobre o Pelé, me encontrei com ele há dois anos no lançamento do filme Pelé Eterno, onde tive a oportunidade de ficar mais tempo com ele, que foi o maior orgulho que um jogador de futebol da época poderia ter. Exemplo de simplicidade, companheirismo e de amigo para todos nós.

Saiba mais sobre Vilain

Oberdan Nazareno Vilain, ex-zagueiro do Coritiba, Santos e Grêmio, hoje é empresário no ramo de água mineral. Nascido no dia 2 de junho de 1945, na capital catarinense, Oberdan começou a carreira no Coritiba 1963. Em 65 foi vendido ao Santos, onde jogou até 75. Depois do Coxa, o atleta foi para o Grêmio em 77. Ele encerrou a carreira no time gaúcho em 78, quando estava com apenas 32 anos.

Continua depois da publicidade

Evento continua no Beiramar Shopping

Quem gosta de futebol também tem outros motivos para ir ao Beiramar Shopping. Desde a semana passada, o público pode revisitar a história do Catarinense através de fotografias, vídeos e de uma exposição com os uniformes oficiais dos dez times que disputam a Primeira Divisão. A mostra vai até esta quarta, dia 18. No último dia do evento, Rodrigo Faraco recebe Lauro Búrigo.

Saiba mais lendo o chat na íntegra