Barack Obama disse que ele e o presidente do Irã, Hassan Rouhani, trocaram cartas, e avisou que sua relutância em atacar a Síria não afeta as ameaças dos Estados Unidos de usar a força para impedir a bomba nuclear iraniana.

Continua depois da publicidade

O presidente norte-americano, em entrevista à rede ABC News que foi ao ar neste domingo, confirmou a comunicação com Rouhani pela primeira vez, e disse acreditar que a crise das armas químicas síria mostra que a diplomacia pode funcionar, se apoiada por ameaças de ação militar.

Obama disse que o Irã deve evitar pensar que os EUA não lançarão um ataque militar em resposta ao programa nuclear do Teerã só porque o país não atacou a Síria. “Por outro lado, o que eles devem tirar desta lição é que existe a possibilidade de resolver essas questões diplomaticamente “, completou.

Ele e Rouhani falarão no mesmo dia da Assembleia Geral da ONU, que acontece na próxima semana. Um porta-voz da Casa Branca disse, no entanto, adiantou que ainda não há planos para que eles se reúnam nas Nações Unidas .

Continua depois da publicidade