O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, subiu brevemente ao palanque da Convenção Democrata em Charlotte, na noite desta quarta-feira, após um enérgico discurso do ex-presidente Bill Clinton.

Continua depois da publicidade

Os dois líderes democratas se abraçaram em meio aos gritos de 6 mil delegados, que pediam “mais quatro anos” para Obama na Casa Branca.

– Eu ou qualquer outro presidente não seria capaz de solucionar, em apenas quatro anos, os problemas que Obama encontrou – disse Clinton em seu discurso de quase uma hora na Time Warner Arena de Charlotte, na Carolina do Norte.

Em um discurso fundamental para angariar votos de independentes, um dos ex-presidentes mais populares dos EUA rebateu as críticas dos republicanos em sua convenção, realizada na semana passada:

Continua depois da publicidade

– Em Tampa, o argumento republicano contra a reeleição era muito simples: “Nós deixamos para ele uma bagunça total, ele não terminou de limpar isso ainda, então tirem ele e coloquem-nos de volta”.

Como era esperado, Clinton começou o discurso enaltecendo o colega.

– Estamos aqui para nomear um presidente e eu tenho um em mente. Eu quero nomear aquele que mudou o curso de uma economia que estava fraca, um homem que nos colocou no caminho da recuperação.

O discurso foi focado em um dos pontos fracos da gestão Obama, o alto índice de desemprego – atualmente em 8,3%. A incapacidade de Obama de recuperar a economia americana é o principal argumento dos republicanos para tentar tirá-lo da Casa Branca.

Continua depois da publicidade

– Muitos americanos ainda estão bravos e frustrados com a economia. Se você olhar os números, vê que o desemprego aumenta, o preço dos alimentos e muitas pessoas não sentem a recuperação no país. Eu senti o mesmo no meu mandato. A diferença são as circunstâncias. Obama começou com uma economia muito mais fraca do que eu. Nenhum presidente, nem eu, nem meus predecessores, poderiam reparar todo a bagunça que ele teve que enfrentar em apenas quatro anos.

A visão de Clinton é de que Obama permitiu, durante sua gestão, um desenvolvimento econômico mais inclusivo e vantajoso à classe média. Já a plataforma republicana, para o ex-presidente, seria centrada no sucesso individual.

Obama só não foi capaz de criar mais empregos, segundo Clinton, por causa da intervenção dos republicanos:

Continua depois da publicidade

– Em 2010, a perda de empregos parou e cortamos os impostos para 95% da população. Nos últimos nove meses, nossa economia fez 4,5 milhões de empregos. Poderíamos ter feito melhor, se os republicanos não tivessem barrado um projeto que estimularia ainda mais a criação de empregos.