Barack Obama disse estar convencido de que passará uma boa noite nesta terça-feira, o dia da eleição presidencial americana, e elogiou o seu adversário republicano Mitt Romney por sua campanha dinâmica.

Continua depois da publicidade

Obama, que passou o dia em seu reduto de Chicago, antes de participar da noite eleitoral democrata no Palácio de Congressos da cidade de Illinois (norte), esteve no início desta manhã em um escritório de sua campanha para agradecer aos voluntários.

– Quero enviar os meus parabéns ao governador Romney por sua campanha dinâmica. Eu sei que seus partidários estão comprometidos, entusiasmados e trabalhando duro hoje, tanto quanto os democratas – declarou Obama à imprensa.

– Estamos confiantes de que temos os votos necessários para vencer – acrescentou o presidente democrata, ressaltando, contudo, que isso depende, “no fim das contas, da participação”.

Campanha de US$ 6 bilhões

Continua depois da publicidade

A campanha mais cara da história dos Estados Unidos viu cerca de US$ 6 bilhões serem gastos pelos candidatos em uma disputa para conquistar uma fatia fina de um eleitorado indeciso e que pode fazer a diferença nas urnas.

Depois de campanhas frenéticas de última hora, os eleitores se decidiam pela reeleição de Obama, apesar da frágil economia, ou por entregar as rédeas do país a Romney, que prometeu um retorno à prosperidade.

Eles também vão decidir sobre os candidatos que ocuparão um terço do Senado, liderado pelos democratas, e sobre toda a Câmara de Representantes, de maioria republicana. Mas com poucas chances de uma das duas câmaras mudarem de mãos, o atual impasse político provavelmente permanecerá.

Obama, de 51 anos, supera seu adversário republicano por uma pequena margem, enquanto tenta desafiar o precedente histórico que sugere que os presidentes americanos não conseguem alcançar um segundo mandato de quatro anos em períodos de desemprego elevado.

Continua depois da publicidade

Romney, de 65 anos, ex-governador de Massachusetts e criticado como um rico empresário indiferente aos problemas da classe média, se vencer fará história como o primeiro presidente mórmon que promete fortalecer o crescimento econômico e a criação de empregos.

Ao depositar seu voto em Belmont, Massachusetts, com a mulher, Ann, Romney disse que se sente muito bem em relação às perspectivas de sua eleição, mas sua decisão de ir para Ohio e Pensilvânia no dia da eleição demonstra que o candidato não está tão tranquilo.

Os dois candidatos fizeram o seu apelo final aos eleitores em comícios noturnos realizados na segunda-feira, na presença de simpatizantes fervorosos.

Os eleitores também vão pesar sobre mais de 170 questões estatais de vários assuntos, que vão do casamento gay à legalização da maconha e do aborto.

Continua depois da publicidade