Em seu primeiro discurso após tomar posse para o segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama pediu a união dos cidadãos para vencer os problemas do país. O democrata falou a uma multidão posicionada em frente ao Capitólio, na capital Washington.

Continua depois da publicidade

– Mais do que nunca, devemos fazer estas coisas juntos, como uma única nação e um único povo – afirmou, prometendo liderar os americanos na recuperação da economia e no combate às desigualdades sociais.

Obama destacou que “está se encerrando uma década de guerra”, e que a paz e a segurança “não dependem de um combate perpétuo”. O presidente americano listou uma série de problemas que pretende resolver nos próximos anos, como o tratamento aos homossexuais, a recepção a imigrantes e o cuidado às crianças.

– As decisões estão sob nós, e não podem aceitar atrasos – discursou, reforçando que é preciso “coragem para tentar soluções novas e diferentes para os problemas”.

Após a fala, a norte-americana Beyoncé encerrou a cerimônica cantando o hino nacional. Barack Obama é o 44º presidente dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade