O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou neste sábado para os seus três compatriotas que dominaram um criminoso armado em um trem que unia Amsterdã e Paris e os felicitou por sua valentia extraordinária, informou a Casa Branca.
Continua depois da publicidade
Spencer Stone, Aleksander Skarlatos e Anthony Sadler abordaram, desarmaram e imobilizaram o criminoso na sexta-feira depois que ele disparou com uma Kalashnikov e uma pistola Luger no interior do vagão.
Stone, integrante da Força Aérea, se cortou gravemente na briga com o criminoso e ainda estava no hospital neste sábado se recuperando de seus ferimentos.
Obama telefonou aos três “para elogiá-los e felicitá-los, por sua valentia e rápida ação a bordo do trem (Thalys, que se dirigia de Amsterdã) a Paris na noite de ontem”, disse o porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz.
“O presidente expressou sua gratidão a estes três indivíduos por suas ações heroicas que evitaram uma tragédia ainda maior”, acrescentou o porta-voz. O presidente desejou a Stone uma recuperação completa e rápida e expressou o orgulho “de todos os americanos por sua extraordinária valentia”.
Continua depois da publicidade
Os três são amigos de infância e percorriam a Europa juntos após a recente passagem de Skarlatos pelo Afeganistão como membro da Guarda Nacional do Oregon.
* AFP