O presidente americano, Barack Obama, homenageou nesta quarta-feira o herói da luta pelos direitos civis, Martin Luther King Jr, por ter salvado oprimidos e opressores, em uma cerimônia para lembrar o discurso histórico “I have a dream”, feito há 50 anos.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
O sonho de Martin Luther King faz 50 anos
A íntegra traduzida do discurso
– Ele ofereceu um caminho de salvação para oprimidos e opressores. Suas palavras pertencem a todos os tempos, possuindo poder e profecia incomparáveis em nossa época – disse Obama nas escadarias do Lincoln Memorial, em Washington.
Continua depois da publicidade
Martin Luther King no histórico discurso de Washington
Foto: Banco de Dados, AFP
O presidente americano disse que os “sacrifícios” de King e de seus companheiros na “Marcha de Washington”, em defesa da igualdade racial e do emprego, não foi em vão, e, por isso, prestou homenagem a vários ativistas anônimos que lutaram pelos direitos civis naqueles anos.
Graças as suas atuações, “os conselhos municipais mudaram, os poderes legislativos dos estados mudaram, o Congresso mudou e, sim, em algum momento, até a Casa Branca mudou”, disse Obama, referindo-se a sua própria eleição como presidente, em uma frase que desencadeou uma ovação das pessoas que se reuniram em grande número diante do Lincoln Memorial, apesar de uma chuva fraca quase permanente em Washington.
Obama pronunciou seu discurso em um palanque montado no lugar exato onde King se dirigiu a mais de 250 mil pessoas provenientes de diversas regiões dos Estados Unidos, para expressar seu “sonho” de uma sociedade em que as diversas comunidades vivessem em harmonia.