O presidente democrata Barack Obama e seu adversário republicano Mitt Romney finalmente ficaram cara a cara nesta quarta-feira no primeiro dos três debates eleitorais, restando 34 dias para que os eleitores decidam o destino da Casa Branca.

Continua depois da publicidade

A primeira pergunta do mediador Jim Lehrer, veterano âncora da PBS, a televisão pública dos EUA, foi sobre as diferenças entre os dois candidatos na criação de empregos.

Antes de responder à pergunta, Obama felicitou a esposa, Michelle, pelos 20 anos de casamento que eles completam nessa noite.

– Romney defende a redução de impostos, mas temos de investir em educação e treinamento, na minha opinião.

O republicano parabenizou Obama e brincou dizendo que passar seu aniversário de casamento com ele era algo romântico.

Continua depois da publicidade

– O presidente mantém a mesma visão de quatro anos atrás e acredita que um governo maior é a solução.

Obama chegou ao debate em Denver, no Colorado com uma apertada vantagem em sua tentativa de ser o segundo democrata a conseguir um segundo mandato desde a Segunda Guerra Mundial.

Sobre a questão dos impostos, Obama disse não haverá corte fiscal. Nenhum corte que aumente o déficit, mas quero diminuir a carga para a classe média.

– Romney diz que precisa reduzir os impostos das empresas e das pessoas físicas. Há quatro anos, disse que reduziria os impostos para a classe média. A única forma de atender a alegação de Romney de não aumentar o déficit é sobrecarregando famílias de classe média e eles pagariam cerca de US$ 2 mil dólares.

Continua depois da publicidade

O republicano, por outro lado, disse não iria reduzir a parte paga pelas pessoas de renda alta.

– Não vou de jeito nenhum os impostos da classe média. Vou diminuir. Você cita um estudo que é errado. Hoje vi um estudo que diz que você vai aumentar impostos. Quero diminuir as alíquotas.

O senhor questionaria o que o governador disse sobre o plano dele, perguntou o mediador.

Obama:

– Meu plano já diminuiu os impostos para as famílias. Já baixei os impostos para as pequenas empresas 18 vezes. Mas para as rendas acima de US$ 250 mil por ano, devemos voltar aos impostos que tínhamos no governo Bill Clinton. Com isso, poderemos fazer investimentos necessários em educação ou energia.

Romney negou que planejasse cortar impostos, como disse Obama. Diz que os aliviará para a classe média, mas que os ricos continuarão pagando o que pagam, porque “estão indo bem”.

– Não quero eliminar empregos, para isso, vou diminuir as alíquotas para criar mais empregos. Essa é de longe a maneira mais eficiente de ter um orçamento equilibrado.

Continua depois da publicidade

Ressaltando uma abordagem diferente, o presidente garantiu que poderia diminuir os impostos e deduções em 7 trilhões de dólares.

– Romney está mencionando a mesma conversa de 2003 quando ficamos com o menor nível de emprego dos últimos 50 anos.