O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou no final da tarde deste domingo a Newtown, onde um jovem armado assassinou 20 crianças e seis adultos em uma escola primária.
Continua depois da publicidade
A comitiva presidencial chegou à pequena cidade de Connecticut às 17h15min locais (20h15min pelo horário de Brasília), onde Obama se encontrará com familiares das vítimas e membros dos serviços de emergência, antes de falar em uma cerimônia religiosa ecumênica.
Quatro tiros na mãe
O atirador que cometeu a matança na escola do Estado de Connecticut, assassinando 20 crianças e seis adultos, havia matado a própria mãe pouco antes com o disparo de quatro tiros na cabeça.
A informação foi revelada pelas autoridades americanas neste domingo.
Continua depois da publicidade
De acordo com a política de Connecticut, seus agentes encontraram centenas de balas na escola.
Foi o pior massacre de crianças em uma escola já ocorrido nos Estados Unidos.
O tenente da polícia Paul Vance disse que as autoridades identificaram oficialmente o atacante da escola como Adam Lanza. E confirmaram que a mãe do assassino, Nancy, foi efetivamente uma das suas vítimas.
Carregando três armas que pertenciam à mãe, Lanza foi até a escola e entrou no prédio por uma janela. Logo ao entrar, abriu fogo. Em questão de minutos, matou as 20 crianças e as seis mulheres. Depois, suicidou-se assim que a polícia entrou no local, segundo as autoridades.
Ele teria escutado os policiais se aproximando quando estava na segunda sala de aula. Então, decidiu suicidar-se.
Ainda não foi encontrada uma carta ou um diário que possa esclarecer o que motivou o assassino.
Enquanto o presidente Barack Obama viajava para visitar a cidade nesta noite e se reunir privadamente com as famílias das vítimas, um grupo de agentes federais decidiu percorrer lojas de armas e campos de tiro em Connecticut para conseguir pistas a respeito do autor da matança, com o objetivo de entender tamanho massacre.
Continua depois da publicidade
Há várias interrogações feitas pela polícia: Por que sua mãe, uma mulher rica e divorciada, teria armas na casa? Que experiências Lanza tinha com o manuseio de armas? E o principal: por que matar crianças de seis e sete anos?
Dúvidas da polícia
São as dúvidas que a polícia tenta resolver.
Parte das vítimas foi morta com disparos de fuzil, e algumas com disparos de curta distância.
Aparentemente, todas foram atacadas com mais de um disparo pelo assassino, de acordo com o chefe do serviço forense, o médico H. Wayne Carver. Das 20 crianças, oito eram meninos e 12 meninas.
Perguntado se as crianças haviam sofrido, Carver respondeu:
– Se sim, não por muito tempo.
Os pais identificaram os filhos mediante fotografias, para evitar a comoção que provocaria a s identificaram as crianças mediante fotografias para não provocar neles uma comoção ainda maior, explicou Carver.
As autoridades informaram que Lanza não tinha antecedentes criminais. Havia suspeitas de que ele tinha transtornos de personalidade, disse um oficial. Uma das hipóteses é de que ele tinha Asperger, uma forma leve de autismo.
Continua depois da publicidade
As pessoas acometidas dessa desordem quase sempre são muito inteligentes e, ainda que possam se frustrar com facilidade, não há evidências de que o Asperger leve a comportamento violento, segundo especialistas ouvidos.