O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentará na manhã deste sábado à Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sua estratégia em relação ao Afeganistão. O governo americano pretende solicitar aos aliados maiores contribuições em dinheiro e pessoal para constituir as forças de segurança afegãs – e, com isso, permitir que as eleições no país, previstas para 20 de agosto, ocorram normalmente.

Continua depois da publicidade

Obama iniciou o dia participando de uma cerimônia em que os líderes presentes na reunião cruzaram a ponte que liga as duas sedes da cúpula – Estrasburgo, na França, e Kehl, na Alemanha. Aos chegarem à margem de Kehl, os líderes foram saudados pela chanceler alemã, Angela Merkel. Depois de atravessarem a ponte, foram recebidos pelo outro anfitrião da cúpula, o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o conselheiro de Segurança Nacional, James Jones, se mostraram otimistas para conseguir apoio europeu no Afeganistão. Após o encerramento da reunião, Obama participará de uma coletiva de imprensa para expor sua opinião sobre as conclusões da cúpula.

Depois o presidente irá a Praga, onde fará um discurso sobre a luta contra a proliferação nuclear e participará de uma cúpula com a União Europeia.

Continua depois da publicidade