O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assumindo uma postura ofensiva, acusou nesta quinta-feira seu adversário republicano Mitt Romney de ter mentido na véspera durante seu debate transmitido pela televisão e ironizou ao falar da ausência do “verdadeiro Mitt Romney”.

Continua depois da publicidade

– Se você quer ser presidente, deve a verdade aos americanos – afirmou Obama durante um discurso em Denver (Colorado, oeste), cidade onde foi realizado o primeiro debate das eleições presidenciais, na quarta-feira, e que, para a maioria dos analistas, foi vencido pelo republicano.

– Quando eu subi no palco, encontrei este indivíduo em forma, que parecia ser Mitt Romney. Mas esse não podia ser Mitt Romney! – afirmou Obama diante de 12 mil pessoas.

– O verdadeiro Mitt Romney viajou pelo país prometendo 5 bilhões em incentivos fiscais que beneficiam os mais ricos – afirmou ainda, cuja energia durante seu discurso de 21 minutos contrastava com sua atitude apática no debate de quarta.

Em uma entrevista coletiva, o assessor eleitoral de Obama, David Axelrod, indicou que o presidente fará “ajustes” depois do debate de Denver.

Continua depois da publicidade

Quase todos os analistas políticos avaliaram que Romney “ganhou” o duelo verbal. Segundo Axelrod, Obama precisa determinar no próximo debate como reagirá perante o que consideram seus colaboradores uma “posição evasiva” de Romney em vários temas.

Romney “enfim deu aos Estados Unidos uma verdadeira eleição presidencial”, comentou nesta quinta-feira o Wall Street Journal, enquanto o Washington Post considerava que o ex-governador de Massachusetts (nordeste) havia tido um “desempenho sólido” na quarta-feira à noite.

Em troca, Obama “parecia com alguém que tinha tomado um sonífero”, indicou a revista Politico, classificando de “medíocre” a participação do atual presidente. Os debates entre os candidatos a presidente são geralmente acompanhados por dezenas de milhões de telespectadores.

Nesta quinta-feira de manhã, Romney não comentou diretamente o seu desempenho, mas considerou que “a noite de ontem foi uma oportunidade formidável para os americanos examinarem duas visões muito diferentes para o país”, e se apresentou como defensor de uma “prosperidade pela liberdade”.

Continua depois da publicidade

Enquanto Obama deve manter sua viagem eleitoral pelo Wisconsin (norte) nesta quinta-feira, seu estrategista David Axelrod reconheceu que Romney tinha vencido o debate, e prometeu examinar “sem concessões” o que não havia funcionado.

“O governador Romney veio para dar espetáculo, e fez um bom espetáculo, nós devemos reconhecer”, disse Axelrod durante uma entrevista coletiva à imprensa por telefone. Mas essa participação do republicano não estava “baseada na realidade”, afirmou.

Obama deve ir na sexta-feira à Virgínia (leste) e a Ohio (centro), estados que poderão ser decisivos na eleição de 6 novembro, e onde Romney registrava uma desvantagem considerável nas pesquisas antes do debate.

Depois de também ter passado a noite em Denver, o republicano, estimulado pela repercussão do debate na imprensa e nas redes sociais, voou ainda nesta quinta-feira para a Virgínia. Ele se reunirá com seu companheiro de chapa, Paul Ryan, para uma reunião pública à noite.

Continua depois da publicidade

Segundo sua equipe, ele também escolheu este Estado para pronunciar na segunda-feira um grande discurso de política externa, questão em que o presidente prevalece nas pesquisas.

A menos de cinco semanas da votação decisiva, e enquanto milhões de americanos já podem votar pelo correio, Romney registra uma desvantagem persistente de três pontos em média em relação ao presidente atual, segundo o site de referência RealClearPolitics.

Dois outros debates presidenciais estão previstos para os dias 16 e 22 de outubro. O vice-presidente Joe Biden enfrenta Paul Ryan em 11 de outubro.