Para reforçar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes (18 de maio), a OAB de Camboriú lançou nesta segunda-feira, na Praça das Figueiras, uma semana de atividades para debater o assunto. A programação vai até quinta e inclui palestras para professores, pais e alunos, abordando principalmente a questão do abuso sexual na internet.
Continua depois da publicidade
– A cada ano nós trabalhamos um assunto. A violência sexual é uma questão forte e a internet é o grande vilão, é a porta de entrada para isso. Vamos aproveitar essa semana para levar isso à comunidade, é uma forma de conscientizá-los – avalia a presidente da comissão da Criança e do Adolescente da OAB do município, Mariana Priscila Vinholi dos Santos.
O Núcleo de Combate às Drogas e a Pedofilia também marcou presença no lançamento e passou orientações para os alunos convidados. O coordenador, José Manoel Mafra, comentou que após a criação da entidade os casos diminuíram:
– O pessoal daqui denuncia muito, pois fazemos diversas campanhas e damos a oportunidade de denunciar, além de conseguir identificar mais rápido os casos – avalia.
Continua depois da publicidade
De acordo com a presidente do Conselho Tutelar de Camboriú, Tanalu Garcia Simões, o órgão também trabalha em conjunto com o Núcleo na prevenção da violência sexual.
– Na última semana visitamos 12 escolas municipais. Percebemos que muitas crianças têm medo de falar para o mãe ou o pai quando acontece o abuso. Então orientamos a contar para o professor, que está mais próximo delas – explica.
A conselheira diz ainda que depois do caso de violência sexual na internet, em que o suspeito pelos crimes foi preso em Brusque, o Conselho tem falado mais sobre os cuidados nas redes sociais, como Facebook, e no aplicativo Whatsapp. Além de orientar os pais para que conversem com suas filhas e fiquem atentos aos seus relacionamentos.
Continua depois da publicidade
Programação:
Segunda-feira – 19h30: Palestra para professores da rede pública no auditório da OAB Camboriú
Terça-feira – 19h30: Palestra para os pais no auditório da OAB Camboriú
Quarta-feira – 15h30: Palestra com Manoel Mafra para crianças e adolescentes no auditório da OAB Camboriú
Quarta-feira – 19h30: Grupo da OAB Mirim receberá os certificados de participação na Semana e suas carteira de advogados mirins
Quinta-feira – 19h30: Mesa redonda com autotidades municipais de diversas áreas para identificar problemas e debater o que está sendo feito no combate à violência sexual. Ao final será elaborada uma carta de orientação para a população.
Continua depois da publicidade