O verão chegou a Paris nesta segunda-feira, no desfile do novo estilista britânico da maison Emanuel Ungaro, em uma festa no jardim com figuras da alta sociedade totalmente floridos, brilhantes, rendados e muito delicados.

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Giles Deacon preferiu um jardim à passarela comum, com modelos bebendo champanhe em volta de carros antigos como Beetles e uma van amarela, cobertos de flores e borboletas gigantes no topo.

Uma brisa dos anos 1920 encheu a estufa de vidro onde modelos mostraram vestidos coquetel pretos decorados com renda bordada, combinados com brincos de cristal e cabelos de tranças no alto da cabeça. A maquiagem era de olhos simples, com toques muito sutis de brilho, e bocas marcadas em batom vermelho vinho.

Saias de tweed brilhante também tiveram vez, combinadas com jaquetas longas e saltos altos e também brilhantes, enquanto um vestido tubinho azul claro deixava os ombros à mostra. Para o dia, Deacon trouxe vestidos curtos e bordados em cores como salmão e turquesa.

As meias arrastão predominavam, assim como as estampas floridas e de poá nos sapatos altíssimos. Em um look ousado, uma modelo mostrava penas de avestruz coloridas em um grande moicano no topo da cabeça. Em outro, o acessório era a estrela, em um óculos escuro redondo decorado com flores.

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Para sua primeira coleção de prêt-à-porter para a maison Ungaro, que assumiu recentemente, Giles Deacon diz que “reinterpretou a sensualidade, a leveza, a vivacidade pela qual o Sr. Ungaro é conhecido”.

Complexos bordados e rendas, “coisas bonitas que são sinônimo de Ungaro” davam o tom do desfile, segundo o estilista.

A festa no jardim em que se transformou o desfile foi uma forma de fazer as “pessoas verem o artesanato de perto”.

– Eu queria que fosse uma coisa divertida, colorida, e um pouco estranha – acrescentou o estilista.

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Em uma surpresa à parte, Deacon juntou modelos e não-modelos de diferentes idades no gramado interno para conversar com os convidados e servir macaroons, famosos doces franceses.

– Eu desenho para mulheres. Não tenho a intenção de desenhar para crianças – explica o estilista, que pediu a amigos íntimos, como a editora de moda da Vogue Japão, Anna Dello Russo, para participar do desfile.

O casting de modelos de Deacon é um dos exemplos da tendência da estação vista também no desfile da maison Balenciaga, onde Nicolas Ghesquiére recrutou modelos não-profissionais e a top e grávida Miranda Kerr, e na passarela de Jean Paul Gaultier, que usou modelos “plus-sized”, muito diferentes do padrão de magreza comuns às passarelas.

Dello Russo, que desfilou carregando uma ovelha de pelúcia rosa pink com patas de poá e um lenço como acessório, disse em entrevista à AFP que “aceitou brincar de modelo por um dia, porque não?”.

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Na passarela de Stella McCartney, foi a própria estilista britânica, no final da gravidez de seu quarto filho, que deu o tom para uma linha baseada no jeans e estampas cítricas, trazendo uma brisa de verão em um dia que do lado de fora se mostrava chuvoso e fechado.

O jeans apareceu em uma bermuda de alfaiataria, em camisas pólo e calças de modelagem ampla abaixo nos joelhos, enquanto uma grande estampa de frutas aparece em uma longa saia plissada.

Para o trabalho, a proposta de Stella foram terninhos de cores pastéis com calças de cintura alta e camisas pólo. Para os finais de semana de verão, a ideia é usar calças de inspiração navy (de marinheiro) que criavam a ilusão de jeans.

Coletes cobriam totalmente o tórax, mas deixavam as costas à mostra no que a estilista disse ser uma “sensualidade suave”. Para os dias de festa, desfilados em uma trilha sonora britpop, apareceram vestidos provocantes com saia plissada e calças compridas com fendas nas coxas.

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As estampas cítricas de Stella McCartney encontraram eco no desfile da marca francesa Leonard, onde uma elegante estampa florida se repetiu ao infinito em vestidos fluidos e saias em rosa pink, turquesa e amarelo contra azul e creme.

Vestidos sem mangas em seda e jérsei tinham decotes em V na frente e atrás, enquanto calças largas e maxi-vestidos traziam variação aos looks, com sandálias baixas em caramelo e branco.

Calças navy provocantes, com modelagem de quimono, foram combinadas com tops em creme, enquanto uma jaqueta de ráfia em tom de areia tinha a cintura marcada com um cinto de corda sobre uma saia lápis para dar um toque urbano ao look.

Pompons em camurça decoravam os ombros e traziam a ideia de relaxamento na praia, tão confortáveis quanto os looks de noite, como em uma jaqueta em tons de terra grande como um vestido.

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