Passada a estação do sol em excesso, é comum reparar em algumas das seguintes alterações:
Continua depois da publicidade
? Desidratação, aspereza ao toque e secura.
? Linhas finas aparecem ou tornam-se mais visíveis.
? Aumento de manchas e pintas.
Continua depois da publicidade
? Pequenos vasos sanguíneos mais evidentes.
Estas alterações cutâneas são causadas pela exposição solar, então aproveite esta época do ano para restaurar o balanço hídrico da pele e tratar o foto envelhecimento (envelhecimento da pele causado pelo excesso de sol) através de alguns procedimentos:
? Hidratação diária
Durante o calor do verão, a pele perde a hidratação e pode adquirir um aspecto mais rugoso, evidenciando linhas finas. A aplicação diária de hidratantes formulados especificamente para cada tipo de pele restaura a umectância natural e pode ser associada à aplicação quinzenal de máscaras hidratantes em consultório que potencializam a hidratação.
? Peeling ácido
Consiste na aplicação de um ácido pelo especialista, na área a ser tratada, dentro do consultório médico. Existem vários tipos de ácido e a escolha dele depende do objetivo do tratamento médico. O peeling promove a renovação da pele, eliminando células mortas e alteradas e preparando-a para receber o tratamento proposto de maneira mais uniforme. Além disso, vários estudos mostram que peelings são capazes de promover a síntese de colágeno na segunda camada da pele, melhorando com isso a textura, tratando manchas e rugas finas. O sol deve ser evitado nos sete dias seguintes à aplicação do ácido, o que torna o inverno a época ideal para este tipo de tratamento.
Continua depois da publicidade
? Clareamento de manchas solares
É possível também clarear as manchas do verão em casa. Após um exame dermatológico pode-se orientar o uso de substâncias clareadoras quando o objetivo é tratar manchas ocasionadas pela exposição solar (hidroquinona, ácido kójico, vitamina C, alfa hidroxiácidos e retinóides). Todos estes produtos inibem a produção de melanina, responsável pela coloração das manchas, e podem ser formulados individualmente segundo o objetivo de cada tratamento.
Tecnologia a serviço da beleza
É no inverno também que se pode lançar mão da tecnologia para manter a pele mais bonita e saudável. Os lasers ablativos e não ablativos podem ser realizados mensalmente e proporcionam uma melhoria global da pele. O inverno novamente é a época do ano ideal para se usar os lasers fracionados. Estes equipamentos produzem milhares de micro ferimentos na pele, penetrando profundamente na derme e estimulando a produção de colágeno, levando a uma melhora significativa da textura, flacidez e pigmentação da pele. Seu resultado é muito bom no tratamento de estrias (mesmo as brancas), cicatrizes de acne e rejuvenescimento. A pele da região tratada fica vermelha e um pouco inchada e a exposição solar deve ser evitada.
Foto proteção sempre
O uso de filtros solares diariamente com FPS maior ou igual a 15 previne o aparecimento de lesões cutâneas malignas e pré malignas e o foto envelhecimento. Deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição solar.
Continua depois da publicidade
Fonte: dermatologista Débora Cadore de Farias