Ao falar sobre o impasse no transporte coletivo de Florianópolis, representante do Sintraturb afirma que disputa por benefícios com patrões será constante. Além disso, em entrevista ao DC, Deonísio Linder diz que a possível demissão de cobradores é uma desculpa para a redução da tarifa agora e posterior aumento em 2015.
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Diário Catarinense – Qual a avaliação que você faz dos ganhos da categoria nos últimos anos? Eles são levados em consideração no momento de se decidir por novas paralisações?
Deonísio Linder – Benefícios novos nos últimos anos é difícil. Tem alguns ganhos reais no salário e no vale-alimentação e mais nada. A categoria está com o salário defasado. Hoje é de R$ 470, se você for no mercado, não é suficiente para alimentação. Benefícios novos ninguém teve. Foi só reposição da inflação.
DC – E em relação aos outros, como redução da carga horária?
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Linder – Ela reduziu 20 minutos numa luta de 15 anos. Em 1997, eram seis horas e 40 minutos. Hoje são seis horas e 20 minutos. Com uma hora de intervalo, dá seis horas e 20 minutos. Fora o deslocamento de casa. Sem contar que na madrugada, para ir embora, geralmente tem que ir com o próprio carro.
DC – As empresas alegam que gastam R$ 850 mil por mês com os cobradores. Com o novo edital, para reduzir a tarifa, terão que diminuir o total de cobradores, ou aumentar a tarifa, ou a prefeitura teria que aumentar o subsídio. Para o sindicato, qual é a alternativa?
Linder – Não somos contra o subsídio. Não é só quem anda de ônibus que tem que manter o sistema. Tem que ter investimento público. Defendemos transporte público de qualidade, não 6% de lucro aos patrões. Reduz do lucro deles. A população tem que saber que eles diminuem R$0,15 e no ano que vem aumentam R$0,30. E os cobradores foram embora. Tem que fazer mais incentivo para a população andar menos de carro.
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DC – Os cobradores estão sendo usados como desculpa?
Linder – Com certeza. Joinville não tem cobrador e a tarifa é maior que aqui. Todas as capitais onde tiraram o cobrador, aumentou a tarifa. É só desculpa.
DC – Como evitar novas paralisações neste e nos próximos anos?
Linder – Só vejo uma solução: é o transporte virar público. Enquanto tem patrão e empregado, vai ter sempre essa luta de classe.
Imagens da paralisação desta quinta-feira:
Duas mulheres foram atropeladas durante a confusão da manhã desta quinta no Ticen:
População se manifestou no Ticen nesta quinta-feira: