Até agora a semana no Estado está com cidades tendo nuvens com chuva e cidades com sol e quase nada de nuvens. A umidade do mar deixa o Litoral e áreas próximas com a instabilidade. Como ela não passava da Serra, outras regiões em direção ao Oeste estão com dias de sol.

Continua depois da publicidade

MUDANÇAS EM ALGUMAS REGIÕES

A umidade do mar até segue. No entanto nesta quinta-feira, além dessa influência vamos ter também o que chamamos na meteorologia de cavado, ou seja, áreas em determinadas alturas da atmosfera onde a pressão do ar diminui. Já escrevi aqui na coluna, em outras oportunidades, que pressão do ar pode ser entendida como a quantidade de ar que tem acima das nossas cabeças. Quando a pressão baixa, há condições de formação de nuvens e chuva.

Dito isso, a previsão é de mudanças em algumas regiões. No Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, não! Seguem numa quinta-feira com nuvens e chuva entre períodos de melhoria devido a umidade do mar. No Sul, Serra, Meio Oeste e Oeste o sol aparece entre nuvens. Elas aumentam ao longo do dia trazendo entre o meio/final da tarde e a noite para sexta-feira, chuva. Condição que vale especialmente para o Oeste, região que vem passando por um longo período ensolarado.

As temperaturas seguem amenas, um pouco de frio, no Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

SEMANA TERMINA INSTÁVEL

Nesta sexta-feira a umidade do mar diminui bastante. Em contrapartida, pontos de pressão baixa do ar irão manter o céu bastante nublado com previsão de chuva a qualquer hora em todas as regiões. O sol consegue aparecer, mas em poucas áreas e apenas em momentos de aberturas das nuvens. Como muda o motivo da chuva, muda também a intensidade. Isoladamente poderá ter volumes mais elevados.

Continua depois da publicidade

TENDÊNCIA DO FIM DE SEMANA

Apesar de ainda existir chance de chuva no fim de semana, posso adiantar que será mais escassa. Um pouco mais de aberturas de sol, sobretudo no domingo.