Daqui é possível ver um dos pontos mais caros de Florianópolis, a Beira-Mar Norte. No entanto, na Ponta do Leal, as construções não são vistosas como do outro lado do mar, muitas casas são palafitas e as águas da baía norte são avistadas por entre as frestas dos barracos. A Ponta do Leal tem cerca de 50 anos de existência, principiou em uma fina faixa de areia da Praia do Estreito. Hoje é perceptível um pequeno processo de verticalização da comunidade.

Continua depois da publicidade

Habitação

Perto de 330 pessoas habitam a região. No ano de 2008, a prefeitura propôs que as famílias fossem levadas para dois terrenos: um no Jardim Atlântico e outro no Monte Cristo. A comunidade não aceita a proposta, pois tem medo da violência que afeta estes bairros. O presidente da Associação de Moradores da Ponta do Leal, João Luiz de Oliveira, diz que o grande sonho de todos por lá é conseguir uma habitação adequada.

Projeto Caeira 21

Continua depois da publicidade

O Projeto Caeira 21 foi idealizado pela arte-educadora Graça Carneiro. Já são 18 anos de atividades vinculadas às oficinas que promovem a cidadania na comunidade. Para realizar trabalhos voluntários ou encaminhar doações de material escolar, livros, alimentos, brinquedos, roupas e outros itens, ligue: (48) 3223-2682, ou deposite qualquer valor na conta corrente: Besc – AG. 001 – cc 123756-2.

Rap da hora

Ouça a parceria entre o grupo de rap Fonte Natural e a banda John Bala Jones, a música chama-se Som pra Praia e está no site: www.myspace.com/fontenaturalspace

Salve

Um salve para Elaine Garcia, da Ponta do Leal. Paz a todos!

Pensamento

“A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo fruto delicioso amadurece lentamente.” (Schopenhauer)

Continua depois da publicidade