Apesar de trazer quase as mesmas vantagens que o vegetal natural, o pó de beterraba vem chamando a atenção de quem deseja cuidar da saúde, mas tem a rotina agitada demais para incrementar o alimento na dieta.
Continua depois da publicidade
Rica em vitaminas A e C, a beterraba é famosa pelas suas propriedades nutritivas e grande quantidade de vitaminas do complexo B. No vegetal também estão presentes minerais como ferro, magnésio e potássio.
Além disso, a intensa coloração roxa deriva do pigmento betalaína, um potente antioxidante que ajuda a combater inflamações e o envelhecimento celular.
Benefícios do pó de beterraba para a saúde
Os nutrientes presentes na beterraba são benéficos para diversas partes do corpo. O intestino, por exemplo, se beneficia com a alta concentração de fibras, que previnem constipação e promovem uma microbiota intestinal saudável.
Continua depois da publicidade
O coração também sai ganhando: ao ser consumido, os nitratos presentes na beterraba se transformam em óxido nítrico – um gás que ajuda a relaxar os vasos e, consequentemente, melhora o fluxo sanguíneo e a pressão arterial.
Para ter mais energia e desempenho físico, a beterraba também pode ser uma aliada, já que o óxido nítrico melhora a resistência em atividades aeróbicas.
Mas fique atento: quem tem sensibilidade digestiva, tendência à formação de cálculos renais ou é portador de diabetes, deve moderar no consumo do alimento. Uma boa ideia é perguntar ao médico qual é a quantidade recomendada em cada caso.
Continua depois da publicidade
Como acrescentar na dieta
A forma mais prática de preparar o pó de beterraba é diluí-lo na água para beber. Mas o ingrediente é incrivelmente versátil, ou seja, pode ser incluído na dieta de diversas formas.
No café da manhã, é possível ser misturado em sucos, vitaminas, iogurtes e shakes. Já na hora do almoço, o pó de beterraba enriquece o valor nutricional de massas e panquecas. No jantar, ele também pode ser adicionado às refeições leves como sopas, caldos e saladas.
E, se você pensou que a sobremesa ficaria de fora, está enganado. O ingrediente também pode participar da receita de pães, bolos e tortas. Basta um pouco de criatividade.
Continua depois da publicidade
Receita do pó de beterraba
Para fazer o pó de beterraba, você deve primeiro lavar e cortar o vegetal em fatias finas. Depois, coloque-as na assadeira, com papel manteiga forrado. Deixe no forno na temperatura mais baixa possível – a desidratação pode durar de 4 a 12 horas. Você saberá que a beterraba está pronta pela crocância.
Após retirar os pedaços do forno, deixe eles esfriarem completamente. Por fim, triture a beterraba no liquidificador e o pó estará pronto para ser adicionado nos mais variados pratos.
A receita pode parecer difícil, mas os benefícios para a saúde compensam o trabalho. Além disso, o pó de beterraba pode ser armazenado na própria geladeira, desde que esteja em um recipiente com tampa e protegido de umidade.
Continua depois da publicidade
Por Vitoria Estrela.
Leia também
O chá “coringa” que alivia inchaço, gases, cólica e até a ansiedade
Plante em setembro, colha no verão: as 3 árvores frutíferas mais rápidas
Lista de famosos que possuem casa em Florianópolis vai de modelo a jogador