O turismo pode dar um belo exemplo de como a união em torno de um objetivo específico pode trazer benefícios inimagináveis para um país. No caso de hoje, para toda uma região.
Continua depois da publicidade
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, cumprirá um roteiro por cidades da Foz do Itajaí. Vai visitar obras como o Centro de Convenções de Balneário Camboriú e anunciar o que o ministério e a Embratur pretendem divulgar para atrair mais turistas, em especial os dos países vizinhos, dentro de um projeto desenvolvido a partir de ideias da iniciativa privada e de agentes públicos dos três Estados do Sul.
O programa ¿O Sul é o meu destino¿ (South Brazil ou Brasil Sur) é uma demonstração de que, unindo forças, é possível encontrar soluções que levem ao crescimento e à geração de mais empregos e renda. O turismo é responsável por 9 milhões de empregos no Brasil, que movimentam 9% do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar de toda a insegurança jurídica que os investidores ainda encontram ao buscar novos negócios no país, é o turismo que pode fazer girar mais rapidamente a roda da economia.
O projeto, inspirado em uma visionária ideia do Beto Carrero, se sustenta num conceito maior: por que não mostrar aos brasileiros e aos habitantes dos países vizinhos que existe uma identidade cultural, logística e humana entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul?
Por que, nesse país continental, não trabalhamos como em nações europeias, gigantes no turismo e pequenas em tamanho, que fazem promoções conjuntas? Temos que mostrar aos mineiros ou argentinos, nortistas ou chilenos que não é complicado fazer uma visita ao parque temático de Penha, ir à praia em Balneário Camboriú, depois ir às Cataratas do Iguaçu, à serra gaúcha ou a Curitiba.
Continua depois da publicidade
Por isso, o ministério e a Embratur acreditam no potencial do ¿O Sul é meu destino¿. O ministro já anunciou que vai investir R$ 5 milhões na publicidade para trazer o pessoal dos outros Estados. A Embratur vai aplicar aproximadamente o mesmo valor nas campanhas pelos países do Mercosul.
*Vinicius Lummertz é presidente da Embratur
Concorda com o autor? Quer publicar um artigo sobre o tema ou assunto correlato? Participe do Vozes!