“ Qualquer empresário sonha com o crescimento de sua empresa no mercado. Diante de uma concorrência tão numerosa e de novas demandas dos consumidores, o sucesso está condicionado a alguns fatores. Entre os principais, está a capacidade de estabelecer parcerias com outros negócios.
Continua depois da publicidade
A cooperação é o fundamento de uma estratégia valiosa de mercado: o encadeamento produtivo, que une grandes e pequenas empresas de uma mesma cadeia. Em Santa Catarina, iniciamos este ano projetos de encadeamento produtivo nos setores de metalurgia, têxtil e alimentos.
Até 2016, vamos atuar em parceria com a Gerdau para qualificar pequenos negócios que possuem serralherias em aço carbono na região da Grande Florianópolis. No mesmo período, vamos orientar 25 empresas de pequeno porte, na região do Vale do Itajaí, entre confecções e representantes comerciais, que produzem e revendem para a Tecnoblu – fabricante de etiquetas tags, botões e outros complementos decorativos. Com a Aurora Alimentos, a atuação conjunta vai se estender até 2017 para qualificar 2,5 mil pequenos produtores rurais.
Todas essas parcerias incluem consultorias técnicas por parte do Sebrae para tornar a gestão desses negócios mais eficiente, com o acompanhamento de indicadores de desempenho, de maneira a gerar ganhos de produtividade e a tornar as empresas mais competitivas.
O Sebrae seguirá na articulação para ampliar essas parcerias. Teremos boas novidades em 2015 no Estado. Quando capacitamos pequenos negócios para atender aos critérios de excelência das grandes empresas, toda a cadeia produtiva ganha. Os pequenos se tornam mais aptos a conquistar novos clientes. As grandes empresas garantem uma rede mais segura de fornecedores que atendem a seus requisitos de produção. Sem falar nos consumidores, beneficiados com produtos e serviços de maior qualidade. “
Continua depois da publicidade