O dia dos namorados está chegando e muita gente lamenta por não ter um par para comemorar o dia. O professor de Neurociência do Comportamento, Nelson de Mello, deu algumas dicas sobre relacionamentos em entrevista ao Bom dia Santa Catarina desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Participe: O que mais chama a sua atenção neles (as) à primeira vista?

O professor citou uma pesquisa da Universidade de Pinceton, nos Estados Unidos, que apontou as características que provocam atração sexual entre homens e mulheres. Segundo ele, o primeiro aspecto observado pelos homens é o sorriso feminino.

– Diferente do que muita gente pensa, o sorriso é a característica que mais chama a atenção dos homens. O sorriso de uma mulher é uma porta de entrada – afirmou.

Continua depois da publicidade

O estudo mostrou ainda que as mulheres preferem homens que demonstram orgulho, poder e certa dominância.

Relacionamentos rápidos e duradouros

Mello falou a respeito de outra pesquisa, que aborda as características procuradas para os diferentes tipos de relações. Para relacionamentos rápidos, o professor afirmou que homens observam, em primeiro lugar, a beleza do rosto, seguida de beleza física e inteligência. As mulheres também consideram a beleza do rosto o mais importante. Em segundo lugar elas observam inteligência, e depois o bom humor.

– A surpresa são os aspectos levados em conta para relacionamentos duradouros. Mulheres buscam primeiro inteligência, depois beleza do rosto e bom humor. Já para os homens, os dois primeiros quesitos são inteligência, e o terceiro é beleza do corpo.

Continua depois da publicidade

O professor acredita as características se modificaram ao longo dos últimos anos devido à maior independência da mulher.

– Antes a mulher observava no homem a capacidade de gerir uma família, capacidade de trabalho; hoje, como está mais independente, ela quer um companheiro. Estamos voltando ao tempo das cavernas quando os instintos mandavam. As pessoas não ficam mais juntas por conveniência e sim pelos sentimentos, então os relacionamentos, apesar de não parecerem, são mais verdadeiros hoje – afirma.

Com informações do Bom dia Santa Catarina