Desde já o principal favorito ao Kikito de melhor longa brasileiro, O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, teve um dos debates mais concorridos de Gramado 2012.

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Short Cuts (1993), de Robert Altman, Twin Peaks (1990), de David Lynch, e Caché (2005), de Michael Haneke, foram lembrados pelos presentes durante a conversa na Sociedade Recreio Gramadense como produções próximas à proposta do diretor pernambucano.

O filme, que narra vários acontecimentos paralelos na mesma rua do Recife (onde mora o realizador) a partir da ótica da insegurança, foi muito elogiado sobretudo pelos registros sonoros da vida na cidade – a trilha sonora é do DJ Dolores, e a edição de som assinada pelo próprio Kleber Mendonça Filho.

– Recebi um e-mail do Dolores com algo atachado – contou o diretor, explicando como foi o trabalho conjunto de criação do som do filme.

– Abri e era apenas um “bum”. Liguei para ele e perguntei o que era aquilo. Ele falou: “De repente pode ficar legal na abertura”. Botei na primeira sequência, ficou bom, resolvi repetir e ficou melhor ainda. As cidades têm sons muito interessantes que nem sempre ouvimos direito – completou.

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Na saída da projeção deste que é o primeiro longa-metragem de ficção do realizador dos curtas Recife Frio e Vinil Verde, críticos apontavam, em uníssono, O Som ao Redor como o grande filme de Gramado 2012. Estrelado pelo ator e realizador catarinense que iniciou a carreira em Porto Alegre Gustavo Jahn (e que é um dos protagonistas de Os Residentes), O Som ao Redor tem ainda no elenco atores como Irandhir Santos, Maeve Jinkings e W.J. Solha.

O longa já levou o prêmio da crítica no Festival de Roterdã, entre outras distinções internacionais, e tem distribuição no circuito garantida pela Vitrine Filmes, responsável pelo lançamento de diversos títulos da novíssima geração do cinema brasileiro. A data de estreia ainda não está confirmada.