Você pode até achar que são ossos do ofício, que não passa de obrigação… Mas eu prefiro chamar de missão! Falo de quem escolheu como profissão salvar vidas. E hoje destaco em especial o trabalho do soldado Rogério Costa que, junto com colegas policiais militares da Base Operacional da PM do bairro Madri, em Palhoça, salvaram a vida de uma criança de apenas dois meses, o Gabriel.

Continua depois da publicidade

Ele estava sendo amamentado pela mãe e desmaiou. A família pediu socorro! O menino ficou pálido, parou de respirar, mas foi salvo graças a um procedimento chamado Manobra de Heimlich (quando o socorrista abraça a vítima por trás e pressiona com as mãos o ponto certo no abdome), feito pelo soldado Rogério. Outros dois policiais militares estavam numa guarnição junto à base e acompanharam a situação. Como não havia ambulância do Samu disponível para dar sequência ao atendimento, Gabriel foi levado à UPA de Palhoça, pelos próprios policiais.

E olha que interessante: Rogério, que tem 41 anos de idade e sete de Polícia, ainda não tem nenhum curso na área da saúde. “Foi ajuda de Deus: naquela tarde, horas antes, eu havia visto alguns vídeos no youtube que mostravam um homem se engasgando num restaurante, e sendo salvo por essa manobra. Por isso consegui reanimar o menino”, conta. Eu chamo isso de conexão com propósito de vida! Parabéns amigo!

​Confira mais notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​​​​​

Continua depois da publicidade