O Sol Diário completa nesta quinta-feira um mês. Feito criança curiosa, o mais novo produto do Grupo RBS já nasceu com os olhos voltados ao que ocorre ao redor – das notícias do dia às mais importantes reivindicações dos municípios da região.

Continua depois da publicidade

Nestes 30 dias, passaram pelas páginas de O Sol Diário reportagens pautadas no cotidiano das cidades, que vão de transporte, acessibilidade e desenvolvimento econômico até um simpático pedido público de casamento. Uma variedade que está presente e disponível diariamente, encartada nos jornais Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e A Notícia, ou através da internet, ao alcance de um toque.

Nove municípios fazem parte da área de cobertura de O Sol Diário. Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo ganham espaço e destaque especial, tanto no caderno impresso, quanto no osoldiario.com.br, desenvolvido com exclusividade para atender à região.

Desde a estreia do site já foram registrados mais de 118 mil acessos. O mesmo ocorre nas redes sociais: em 30 dias, o número de pessoas que curtiram O Sol Diário no Facebook já ultrapassa 1,6 mil.

As fotos ganham destaque especial: as imagens da região, captadas pelos fotógrafos Marcos Porto e Rafaela Martins, são as mais compartilhadas nas redes sociais. Flagrantes como a queda de uma passageira do ferry-boat e o aparecimento de animais marinhos, estão entre os mais comentados.

Continua depois da publicidade

O Sol Diário também levanta bandeiras, e a primeira delas é a da Via Expressa Portuária de Itajaí – obra essencial para melhorar o fluxo de cargas na região. Através de uma equipe exclusiva de jornalistas locais, a intenção é, cada vez mais, servir de espaço para transformar em reportagens assuntos que fazem parte da vida do Litoral.

Vendedor de versos

A história de Ademar Ferreira Mota, 63 anos, conquistou os leitores e internautas. Protagonista do filme-reportagem O Vendedor de Versos, publicado em O Sol Diário em 1º de agosto, Chocolate, como é conhecido, ganha a vida vendendo livros – embora jamais tenha aprendido a ler ou escrever. De vida dura, usa a solidão como inspiração para fazer música e poemas.

O relato de Chocolate teve 2.394 visualizações e ganhou depoimentos emocionados, como o da internauta Silvana Rocha, que disse:

– Gostaria de agradecer pela belíssima reportagem Vendedor de Versos. Sou professora de artes e, ironicamente, o primeiro livro que comprei dele foi Como fazer uma tese. As histórias estão soltas, assim como seus versos no vídeo por vocês produzido.

Continua depois da publicidade

Teste da calçada

O Sol Diário testou o calçadão da Avenida Atlântica. Buracos, pedras soltas e obstáculos foram flagrados num trecho de um quilômetro. A calçada também foi avaliada por um mestre em Educação Física e um médico ortopedista – que concordaram em afirmar que a melhor opção para quem se exercita é a areia.

– Assuntos sobre infraestrutura são um tema importante para um jornal – diz Raquel Ferreira Kischlat, mestre em Engenharia Civil.

Via Expressa

O Sol Diário abraçou a causa da Via Expressa Portuária, uma das principais reivindicações da região. O jornal entrava em circulação no momento em que os militares do 10º Batalhão de Engenharia abandonavam a obra, alegando que a demora nas desapropriações inviabiliza os trabalhos. O jornal trouxe os reflexos que a falta da via tem na economia e no trânsito de Itajaí.

– É uma causa importante, que tem que ser mantida – diz Eclésio da Silva, vice-presidente da Associação Empresarial de Itajaí.

Continua depois da publicidade

Taty diz sim

A faixa com um pedido de casamento, instalada na Avenida Osvaldo Reis, foi uma das imagens mais compartilhadas e curtidas no Facebook em um mês de O Sol Diário. Tanta repercussão rendeu uma reportagem: Taty diz sim, publicada em 8 de agosto.

A história do casal emocionou muita gente e rendeu aos noivos, Tatiana Angélica de Godoy e Leonar Silva Mateus, a oferta de um casal de noivinhos para decorar o bolo do casamento, feito pela artista Vera Pegoraro.

– Nunca imaginamos que haveria tanta repercussão, e gostamos muito. É algo que vamos guardar para mostrar aos nossos filhos – diz Tatiana.