Quando se fala em Itajaí, logo vem a lembrança das praias, do porto, da pesca… Esses e tantos outros aspectos culturais, econômicos e sociais da cidade poderiam ser explorados para homenagear o aniversário de 153 anos. Mas para realmente conhecer um município, nada melhor do que falar daqueles que compõem sua verdadeira identidade: as pessoas.
Continua depois da publicidade
>> Confira mapa com as populações de cada bairro de Itajaí <<
É por isso que o Sol Diário apresenta uma série especial que começa no dia 24. Ao todo serão 18 semanas de reportagens impressas e online, retratando os bairros oficializados pelo IBGE e as localidades reconhecidas pela prefeitura com o olhar de quem vive nesse locais.
Em cada bairro e também na maior localidade, um morador vai ser o guia do Sol pelos lugares que fazem parte da memória de cada região. O critério para a ordem das matérias é o tamanho da população, e por isso o Cordeiros abre a série no dia 24. Pelos dados do IBGE no Censo 2010, o bairro é o que concentra mais habitantes, com 37.355 pessoas.
Continua depois da publicidade
Para contar as histórias desses moradores, o escolhido foi seu Jair dos Santos, de 46 anos. Vivendo no Cordeiros há mais de 20 anos, ele teve durante muito tempo um bar, e hoje trabalha com um mercado e panificadora.
– Me identifico com o bairro e gosto muito daqui – diz o comerciante.
Até outubro, outras “personalidades” dos bairros poderão ser conferidos nas páginas do Sol, como seu Valmir Pereira Rautt, do Espinheiros, Bonaldo de Oliveira, do Centro, e Figue Diel, da Praia Brava.
Curiosidades
A série de reportagens vai destacar ainda as curiosidades e as “muitas cidades” dentro de Itajaí. O Canhanduba, por exemplo, tem apenas 720 moradores e, ao mesmo tempo, abriga uma das maiores populações carcerárias do Estado no Complexo Penitenciário (que não entra na conta do IBGE).
Continua depois da publicidade
Já no Cordeiros e São Vicente, “caberiam” duas Bombinhas dentro de cada bairro. E em toda Itajaí, apenas quatro bairros têm mais homens do que mulheres entre seus moradores: Espinheiros, Salseiros, Ressacada e Praia Brava.