O Sol Diário está com inscrições abertas para a formação do segundo Conselho do Leitor. As inscrições seguem até o fim do mês e os trabalhos começam em agosto. O grupo contará com 10 conselheiros, que se reunirão uma vez por mês para debater temas ligados ao conteúdo do caderno e da versão online. O grupo irá avaliar e sugerir reportagens, além de propor novas abordagens. Todas as avaliações feitas durante os encontros serão repassadas à redação e demais setores, com o objetivo de fazer melhorias no conteúdo.

Continua depois da publicidade

A escolha dos conselheiros procura reproduzir o universo dos leitores de O Sol Diário. Por isso, será formado um grupo o mais heterogêneo possível, com pessoas de diferentes idades, hábitos e opiniões. A seleção vai se basear na análise dos perfis dos candidatos. Os interessados em participar devem enviar um currículo resumido e uma frase respondendo a seguinte pergunta: “Por que quero ser conselheiro de O Sol Diário?”. O contato deve ser feito através do e-mail cidades@osoldiario.com.br.

O conselho do leitor se reúne uma vez por mês, na sede da RBS, na Rua Lauro Müller, 1.230, Bairro Fazenda, em Itajaí. A atividade é voluntária e não remunerada, como forma de preservar a liberdade crítica dos conselheiros. Cada integrante receberá uma assinatura (exemplar) do Jornal de Santa Catarina – onde o caderno é encartado diariamente – pelo tempo de duração do trabalho. Por ter acesso privilegiado aos jornalistas e colunistas, durante o mandato os conselheiros estarão impedidos de publicar cartas ou artigos no caderno.

O mandato será de seis meses e vai até janeiro de 2014. Relatórios das reuniões do Conselho serão distribuídos aos jornalistas de O Sol Diário e publicados periodicamente no caderno. Além dos encontros mensais, os integrantes poderão entrar em contato com a equipe a qualquer momento, pessoalmente, por telefone ou e-mail, para discutir temas do noticiário.

Continua depois da publicidade

Entenda o Conselho do Leitor

– O Conselho do Leitor é um dos canais de comunicação de O Sol Diário

– Além de opinar sobre a cobertura dos fatos, os conselheiros apontam falhas, avaliam reportagens, questionam decisões editoriais e discutem enfoques com colunistas e editores

– Com isso, contribuem para que o caderno cumpra criteriosamente seu papel social

– A ideia do Conselho do Leitor surgiu na imprensa europeia, na década de 1990

– O objetivo do grupo formado por pessoas da comunidade é avaliar o conteúdo do caderno impresso e da versão online, inclusive, do ponto de vista ético, e sugerir melhorias

Como se inscrever

Interessados devem enviar currículo para o e-mail cidades@osoldiario.com.br ou para a Rua Lauro Müller, 1.230, CEP 88301-401, Bairro Fazenda, Itajaí. É necessário também responder à pergunta: Por que quero ser conselheiro de O Sol Diário?

Continua depois da publicidade