A temporada de 2015 marcará o reencontro do Joinville com a Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor volta à elite depois de 28 anos, e este retorno só aconteceu por causa da força dos sócios do JEC. Pelo menos é desta maneira que pensa o presidente tricolor, Nereu Martinelli. Segundo ele, os fiéis torcedores, na verdade, têm um papel muito maior sobre o clube: são os verdadeiros donos do JEC.
Continua depois da publicidade
>> Leia as últimas notícias sobre o Joinville Esporte Clube no AN.com.br
– O Joinville só existe por causa do seu sócio. Por isso que eu digo que o sócio é o dono do JEC. Sou apenas um representante deles. Nunca vou esquecer que, em 2008, quando assumimos o clube, tínhamos mais de 2 mil sócios ativos. Isso não existe em nenhum lugar com uma equipe fora de série – recorda.
E foi também graças aos sócios que a chapa de Nereu Martinelli reassumiu o Tricolor. Nas eleições de 2008, 1.219 torcedores votaram na disputa pela direção do clube. Destes, 908 apoiaram a chapa Recomeçar, de Martinelli. Naquele ano, começou o trabalho para colocar o JEC numa condição mais digna no futebol nacional.
Continua depois da publicidade
O sucesso no campo se refletiu com o crescimento no número de sócios ano a ano. Em 2009, quando o Tricolor venceu a Copa Santa Catarina e garantiu um lugar na Série D, o número de associados pulou de 2.030 para 3.192. E a evolução não parou por aí. A cada degrau que o Joinville subia, mais sócios passavam a apoiar a equipe – 4.486 (2010), 5.890 (2011), 8.024 (2012), 10.379 (2013) e 12.587 (2014).
Até 2014, eram os sócios os grandes “patrocinadores” do clube. De acordo com o departamento de marketing, 40% das receitas do Joinville no ano passado vieram dos fiéis torcedores.
– Eles ajudaram muito no desenvolvimento do JEC. Se dependesse de mim, teríamos jogos só com a entrada de sócios. Mas, hoje, a capacidade da Arena nos limita um pouco. Mas desejamos que estes números sejam ainda mais representativos nos próximos anos – reforça Martinelli.
Continua depois da publicidade
Hoje, o Joinville conta com três categorias de sócios: Nasceu Campeão (acesso livre nos jogos); o Sócio torcedor (50% de desconto nos ingressos); e o Sócio amigo (prioridade na compra de ingressos). A categoria Nasceu Campeão está esgotada e há até fila de espera. Nas outras, os torcedores que ainda não são sócios podem aderir aos planos e aproveitar as vantagens.
– Acho que mesmo quem não gosta de futebol pode ser sócio do JEC porque hoje há uma lista de benefícios muito interessante. E são os torcedores das outras categorias que terão prioridade para ingressarem na categoria Nasceu Campeão. Hoje, ser sócio do JEC é vantajoso – conclui o presidente.