Poucas vezes na história da teledramaturgia brasileira uma novela fez tanto sucesso como “Vale Tudo”. Muito disso veio pois a trama carregou talvez o maior mistério da história da TV brasileira. “Quem matou Odete Roitman” era tudo o que o país queria saber no ano de 1989. A curiosidade era tanta para descobrir o assassino da vilã que o país parou para saber quem era o assassino da vilã.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Entretanto, pelo grande sucesso que a novela vinha fazendo, os autores Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basseles tiveram de tomar várias medidas drásticas para que o final não “vazasse” para o público. Assim, vamos listar nessa reportagem tudo que a produção desenvolveu para que ninguém no país soubesse com antecedência quem foi que realmente matou Odete Roitman.

Continua depois da publicidade

Roteiros com páginas faltando 

Primeiramente, uma das grandes medidas para manter o final como uma surpresa envolveu o roteiro. De forma geral, os atores recebem o roteiro com bastante antecedência, para se preparar e decorar as falas para a gravação. Mas em “Vale Tudo” os atores receberam o script final com páginas faltando, sendo que as lacunas seriam preenchidas depois, segundo O Globo.

Gravação de vários desfechos diferentes 

Mesmo sendo o período de uma comunicação mais lenta e analógica que hoje, a equipe de produção temia que pudesse vazar em conversas dos atores com amigos e familiares. Assim, foram gravados cinco finais com cinco personagens diferentes matando Odete Roitman. Com isso, ninguém sabia qual cena iria ao ar.

Gravações no dia da exibição

Por fim, outra medida para evitar o vazamento de quem matou Odete Roitman foi gravar o final de “Vale Tudo” ao longo do dia 6 de janeiro de 1989, data do capítulo final. De acordo com o jornal O Globo, as cinco cenas finais foram gravadas durante a sexta-feira e foram editadas na correria e a verdadeira cena final só foi colocada no capítulo perto da exibição. No fim das contas, o final exibido surpreendeu a todos. (spoiler abaixo)

Continua depois da publicidade

Relembre 5 novelas com Fernanda Torres

13 novelas baseadas em fatos reais para ficar impressionado

A personagem que matou Odete Roitman foi a Leila, de Cassia Kis, que nem era das mais cotadas entre as cinco opções gravadas. Ela matou a vilã por engano, achando que era a personagem Maria de Fátima. 

Remake de “Vale Tudo” 

Recentemente, a TV Globo confirmou oficialmente o remake desse clássico das novelas. Contudo, agora cabe à autora Manuela Dias a responsabilidade de adaptar a trama para os dias atuais. De acordo com o Gshow, a novela está prevista para 2025 e preencherá a faixa das nove.

Leia também

Como está o elenco de Mulheres de Areia, 50 anos após a novela

As 10 melhores séries, novelas e filmes com Tony Ramos

Casal em Renascer, Sophie Charlotte e Xamã se beijam fora das telas