Essa não é apenas mais uma região de Blumenau: é um reino, com direito a brasão e bandeira. Tudo bem que a brincadeira do “Reino do Garcia” é recente, mas a história do que hoje é um distrito remonta desde antes do início da colônia, mais de 173 anos atrás. Os bairros que compõem o Sul — Progresso, Glória, Valparaíso, Vila Formosa e, claro, o próprio Garcia — são sinônimo de desenvolvimento da cidade.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo imagens de drone que revelam as belezas da região Sul de Blumenau.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Um dos mais imponentes marcos dessa história é a Igreja do Espirito Santo, da comunidade Luterana, fica bem no comecinho do distrito. O cemitério onde está o túmulo de Fritz Müller e de várias outras personalidades de Blumenau, fica justamente nos fundos da igreja.
Passeando pela Rua Amazonas, também criada no século passado, entra-se nesse reino. Essa é a rua principal do bairro, com casas, comércios e empresas. Por falar em economia, aliás, foi neste lugar que há 87 anos foi fundada a Artex, hoje Coteminas. Milhares buscaram por lá um trabalho e mais qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Leia também: Imagens aéreas revelam belezas e detalhes da região central de Blumenau
Hoje a Artex se chama Coteminas — e passa por alguns maus bocados, é verdade —, mas segue no mesmo lugar, no bairro Progresso. Aliás, o bairro ganhou esse nome justamente por ter recebido no passado muitas indústrias têxteis: “Lá onde o progresso está chegando”.
E na “tríplice fronteira” do Garcia fica o quê? Ele, o bairro da Glória. Muita gente tem dúvida ainda sobre o porquê do nome. Até os anos 1930, o local era conhecido como Spectiefe, uma palavra em alemão que significa caminho lamacento ou gorduroso. Como por lá foi fundado o Clube Musical Glória, o bairro passou a se chamar assim, pelo então prefeito José Ferreira da Silva, em 1938.
Leia mais: Passeio do alto expõe a grandeza e os caminhos da região da Fortaleza em Blumenau
E não se pode falar do Garcia sem lembrarmos do Spitzkopf, um dos morros mais altos da cidade, ou do charme e da tranquilidade das águas geladas que compõem os riachos e ribeirões que encantam visitantes na Nova Rússia.
O Sul da cidade é lindo demais.
Por Andressa Peixer, NSC TV
A região da Sul de Blumenau
Continua depois da publicidade