Um vídeo com um craque mostrando técnica e habilidade com a bola. Foi a partir daí que um garoto de Araranguá, no Sul do Estado, vislumbrou a possibilidade de um dia se tornar um rei no mundo do futebol. Longe de querer destronar Pelé.

Continua depois da publicidade

Habilidoso, o garoto sempre gostou de fazer embaixadinhas. Depois de tentar a carreira profissional nos gramados de Santa Catarina e se frustrar, Martinho Orige deixou os campos e passou a exibir a técnica em manter a bola nos pés por muito tempo.

Desde o dia 7 de setembro, ele percorre as estradas de Santa Catarina em busca de um feito histórico: passar pelos 295 municípios catarinenses fazendo embaixadas. A meta inicial era superar o recorde mundial de 1.009 quilômetros.

A marca, segundo ele, foi superada na última semana, quando passou por Penha. Agora, ele prepara o envio do material à equipe do livro dos recordes, à espera da homologação.

Nome: Martinho Orige

Continua depois da publicidade

Idade: 47 anos

Cidade: Araranguá

Como começou: Martinho conta que, em 1979, viu Zico fazendo embaixadinhas na preparação para um jogo da Seleção Brasileira. A partir daí, passou a tentar repetir os feitos do craque.

A relação com o futebol: Habilidoso, Martinho tentou a carreira como jogador profissional quando era mais jovem. Chegou a atuar por times menores do futebol catarinense, como Próspera e Xanxerê, mas por conta de uma lesão nos dois joelhos, ocasionada por um acidente, abandonou os gramados.

Desafios: Em 2006, tentou cruzar o Brasil, do Chuí ao Oiapoque, com o controle da bola. Por diversas razões, teve de abortar o plano. Neste ano, decidiu mergulhar no novo desafio.

Caminho por SC: No dia 7 de setembro deste ano, ele deixou Florianópolis rumo às outras 294 cidades catarinenses. Nestes três meses, já passou por mais de 50 cidades, percorrendo mais de 1 mil quilômetros com a bola sob domínio. A previsão é concluir o percurso dentro de mais oito meses.

Continua depois da publicidade