Porã Bernardes é quem lidera as operações de rádios da NSC. Peça fundamental no processo de renovação dos veículos, ele fala um pouco mais sobre as novidades e os desafios que virão. Especialmente após a última sexta-feira (27), data que já entrou para a história do jornalismo de Santa Catarina: a CBN Diário passou a operar no FM na região da Grande Florianópolis, na frequência 91.3, e o público do Norte do Estado tem a partir agora à disposição a CBN Joinville, na frequência 95.3 FM.

Continua depois da publicidade

> Veja as últimas notícias da CBN

Bernardes, com uma longa história na rádio, conta um pouco mais sobre o desafio de renovar e expandir a CBN em Santa Catarina.

De todos os veículos tradicionais, o rádio é aquele que mais soube aproveitar a era da transformação digital. O rádio é dinâmico, ao vivo, emoção, paixão. O rádio é essencial. A partir de suas ondas conecta as pessoas, informa e impacta as discussões e os rumos da sociedade. O parceiro para todas as horas. A música, o lazer, a notícia, a credibilidade.

> CBN chega ao FM com programação renovada

Continua depois da publicidade

O rádio se reinventou. É ponto determinante para se entender a convergência das mídias. Espalhou-se para a internet, se expandiu. Ganhou imagem, em fotos e vídeos. Textos, blogs, sites, redes sociais e podcasts. Inúmeros recursos que potencializam os conteúdos “on air” em plataformas “on-line”. Os programas não acabam quando terminam. Os assuntos reverberam e vão parar nos grupos de mensagens das pessoas.

> NSC Total lança aplicativo com notícias, análises e tudo sobre Santa Catarina

Nessa perspectiva, multiplicamos o alcance das temáticas e a ampliamos a troca de ideias, argumentos e teses. Também geramos novas oportunidades de negócio, onde as marcas podem estar conectadas ao produto em uma ótica 360 graus, multiplataforma.

Rádio e internet têm a mesma lógica: a da instantaneidade. Aconteceu, está lá! Por isso, essa convergência funciona tão bem. No ano de 2020, em plena pandemia, tivemos considerável aumento de audiência no meio, ultrapassando 20%, segundo o Kantar/Ibope.

> Projeto Comprova inicia terceira fase com 28 veículos de comunicação

No início do mês de novembro assumi o desafio de ser head de rádios da NSC. Dirigir e orientar o reposicionamento de nossas emissoras rumo ao futuro. Modernizar, ampliar a transformação digital e buscar caminhos para a inovação nas rádios CBN, Itapema e Rede Atlântida em SC, são alguns dos objetivos. Nosso primeiro passo foi colocar a CBN Diário em FM, movimento estruturado, conforme demanda da audiência.

Continua depois da publicidade

Um sonho antigo, que está sendo realizado agora. Investimento construído com as lideranças da NSC, que nos leva a atender as necessidades do mercado, mas, principalmente, dos nossos ouvintes.

> Atlas da Notícia vai atualizar cenário sobre jornalismo local no Brasil

Toda a programação está centrada na busca por entender a jornada do consumidor de informação. Trazer mais dinâmica, mais vozes e ampliar os olhares nos assuntos que impactam o dia a dia dos catarinenses. Sendo assim, estamos levando a marca CBN, a maior rede de notícias do Brasil, também para Joinville, onde teremos programação local na parte da manhã, bem como em Florianópolis. Durante a tarde uma programação voltada para o Estado, conexão direta entre as duas cidades, onde aparecerão as estrelas da TV, o time de rádio e os colunistas do NSC Total.

> Como o Google e o Facebook influenciam o jornalismo

Dessa maneira a CBN torna-se um HUB. Um ecossistema de diversas possibilidades, onde conectamos NSC TV e NSC Total. Teremos os profissionais com reconhecimento local e nacional que vão ampliar os vínculos com a sociedade catarinense. Vão debater, explicar e esclarecer. Sempre com responsabilidade e isenção necessária, em tempos conturbados de fake news.