O rádio foi um dos meios de comunicação que mais impactou a forma como a informação é dissiminada em todo o mundo. Mesmo com o avanço tecnológicos do século XX, ele ainda é ouvido com muito carinho por diversos ouvintes devido ao seu noticiário sucinto e informativo, além de fornecer a possibilidade de acompanhar jogos de futebol ao vivo e ouvir diversas de suas músicas preferidas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Por conta disso, relembraremos nesta matéria a história do rádio e como ele alterou a maneira dos jornalistas se comunicarem nos anos depois de sua criação.
Continua depois da publicidade
Início do rádio
De acordo com o Ministério das Comunicações, um padre gaúcho é considerado como um dos pioneiros do rádio no mundo. Isto pois em 1893, Landell de Moura realizou a primeira transmissão por esse meio. Já em 1899 ele fez a primeira transmissão de voz humana em rádio. Contudo, as primeiras transmissões semelhante às que temos hoje aconteceram em 1919 na Holanda e no Brasil.
O rádio no Brasil
Acreditava-se que a primeira transmissão de um programa de rádio no Brasil havia ocorrido em 7 de setembro de 1922, quando o educador Roquette Pinto transmitiu o discurso do centenário da Independência pelo presidente da república à época, Epitácio Pessoa. Mais tarde, em 1923, ele fundaria a primeira emissora pública do Brasil, a Rádio Educadora, atual Rádio MEC.
Porém, alguns historiadores do rádio brasileiro, em especial a professora de Áudio e Radiojornalismo Valci Zuculoto, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), defendem que a primeira transmissão de rádio no Brasil foi feita no ano de 1919 pela Rádio Clube de Pernambuco, ainda como uma rádio amadora.
Continua depois da publicidade
Importância do rádio para eventos históricos
Assim que o rádio passou a se popularizar ao redor do Globo, ele mudou totalmente a forma como a comunicação era difundida. Isto pois informações que só eram publicadas em jornais impressos passaram a ser transmitidas imediatamente via rádio. Inclusive, o presidente da república Getúlio Vargas foi o primeiro grande responsável pela popularização do meio no Brasil.
De acordo com um artigo dos professores Yvonete Meneghel e Oseias de Oliveiras, Vargas foi o primeiro a regulamentar o rádio e utilizar para propagandas do Estado Novo. Já durante a Segunda Grande Guerra, a Alemanha Nazista utilizava o noticiário da rádio para trazer informações muitas vezes manipuladas sobre a situação no front.
Neste mesmo período, mas no Brasil, o veículo foi utilizado para propagar uma visão negativa do Eixo e consolidar o estilo de vida dos Estados Unidos. Por fim, não podemos falar da guerra sem citar o Repórter Esso, noticiário radiofônico que trazia todas as notícias do período, famoso por revelar ao país a morte do líder nazista Adolf Hitler em 1945, fazendo jus ao seu jargão “testemunha ocular da história”.
Continua depois da publicidade
Leia mais
5 filmes e séries que estreiam na Netflix em julho
Como está o elenco de “Central Do Brasil”, 26 anos após a estreia