O rádio foi um dos meios de comunicação que mais impactou a forma como a informação é dissiminada em todo o mundo. Mesmo com o avanço tecnológicos do século XX, ele ainda é ouvido com muito carinho por diversos ouvintes devido ao seu noticiário sucinto e informativo, além de fornecer a possibilidade de acompanhar jogos de futebol ao vivo e ouvir diversas de suas músicas preferidas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Por conta disso, relembraremos nesta matéria a história do rádio e como ele alterou a maneira dos jornalistas se comunicarem nos anos depois de sua criação.
Continua depois da publicidade
Início do rádio
De acordo com o Ministério das Comunicações, um padre gaúcho é considerado como um dos pioneiros do rádio no mundo. Isto pois em 1893, Landell de Moura realizou a primeira transmissão por esse meio. Já em 1899 ele fez a primeira transmissão de voz humana em rádio. Contudo, as primeiras transmissões semelhante às que temos hoje aconteceram em 1919 na Holanda e no Brasil.
O rádio no Brasil
Acreditava-se que a primeira transmissão de um programa de rádio no Brasil havia ocorrido em 7 de setembro de 1922, quando o educador Roquette Pinto transmitiu o discurso do centenário da Independência pelo presidente da república à época, Epitácio Pessoa. Mais tarde, em 1923, ele fundaria a primeira emissora pública do Brasil, a Rádio Educadora, atual Rádio MEC.
Continua depois da publicidade
Porém, alguns historiadores do rádio brasileiro, em especial a professora de Áudio e Radiojornalismo Valci Zuculoto, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), defendem que a primeira transmissão de rádio no Brasil foi feita no ano de 1919 pela Rádio Clube de Pernambuco, ainda como uma rádio amadora.
Importância do rádio para eventos históricos
Assim que o rádio passou a se popularizar ao redor do Globo, ele mudou totalmente a forma como a comunicação era difundida. Isto pois informações que só eram publicadas em jornais impressos passaram a ser transmitidas imediatamente via rádio. Inclusive, o presidente da república Getúlio Vargas foi o primeiro grande responsável pela popularização do meio no Brasil.
De acordo com um artigo dos professores Yvonete Meneghel e Oseias de Oliveiras, Vargas foi o primeiro a regulamentar o rádio e utilizar para propagandas do Estado Novo. Já durante a Segunda Grande Guerra, a Alemanha Nazista utilizava o noticiário da rádio para trazer informações muitas vezes manipuladas sobre a situação no front.
Continua depois da publicidade
Neste mesmo período, mas no Brasil, o veículo foi utilizado para propagar uma visão negativa do Eixo e consolidar o estilo de vida dos Estados Unidos. Por fim, não podemos falar da guerra sem citar o Repórter Esso, noticiário radiofônico que trazia todas as notícias do período, famoso por revelar ao país a morte do líder nazista Adolf Hitler em 1945, fazendo jus ao seu jargão “testemunha ocular da história”.
Leia mais
5 filmes e séries que estreiam na Netflix em julho
Como está o elenco de “Central Do Brasil”, 26 anos após a estreia