Neste final de semana, mais de 8 milhões de candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil municípios brasileiros. A segurança de um exame desse porte contará pela primeira vez com coleta de dado biométrico dos participantes.

Continua depois da publicidade

— Isso irá se traduzir em maior segurança. A Polícia Federal tem um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser e não outra pessoa — explica a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

Siga a cobertura da repórter Bárbara Müller

O esquema de segurança contará ainda com detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar objetos como celulares, eletrônicos e outros que possam comprometer a lisura das provas. O envelope deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira. Candidatos que postarem fotos ou mensagens dentro dos locais de prova serão desclassificados.

É permitido levar lanches para as provas, mas os alimentos também serão vistoriados.

Continua depois da publicidade

Prova será adiada para mais de 240 mil estudantes

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adiado em 364 locais de prova, o que atingirá 240.304 candidatos. O número foi atualizado nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). A lista com os locais em que a prova será cancelada neste final de semana estará disponível na internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A lista foi ampliada para incluir locais que foram ocupados após a divulgação da primeira lista pelo Inep, na última terça-feira. No Rio Grande do Sul, são quatro escolas em quatro municípios, o que

EPTC fará reforço no atendimento por ônibus para provas do Enem

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reforçará as tabelas horárias de atendimento por ônibus da Capital neste sábado e domingo à tarde, em razão das provas do Enem. A alteração atinge principalmente as linhas que atuam nas áreas da PUCRS, da Faculdade Porto-alegrense (Fapa), da Uniritter e do IPA, locais com maior concentração de candidatos.

O uso de cartões da passagem escolar e do Vou à Escola será liberado nos dois dias em que as provas serão aplicadas. As empresas de ônibus vão operar com carros de maior capacidade (articulados/alongados).

Confira como será o atendimento por ônibus nas universidades:

PUCRS (mais de 12 mil candidatos)

A Carris operará com carros de maior capacidade (articulados/alongados) nas linhas: T3, T4, T9, T11, T2A, T2, T1, T1 Direta (sábado), 343 – Campus/Ipiranga e D43 – Universitária Direta (sábado), T6, T8 e T12A.

Continua depois da publicidade

IPA (mais de 2 mil candidatos)

Operação com carros de maior capacidade na linha T9.

Uniritter (mais de 4 mil candidatos)

O Consórcio Viva Sul fará reforço no atendimento através da colocação de carros de maior capacidade, e fará viagens extras se necessário. Linhas 263.1 – João Pessoa/Orfanotrofio, 263.2- Orfanotrófio/Azenha e C80.

Fapa (mais de 4 mil candidatos)

Para os sábados, via Protásio, a Fapa conta com suficiente oferta através das linhas regulares: 494/495/497/R41. Haverá reforço de horários através das linhas eventuais E56, que sai do centro (Parobé) via av. Assis Brasil e av. Baltazar de Oliveira Garcia e E95, que sai do centro (Parobé) via av. Protásio Alves.

Leia mais notícias de educação