Se você já viajou de avião, deve saber que alguns alimentos e bebidas são fornecidos durante o voo para os passageiros. Mas, será que é seguro consumir qualquer alimento dentro da aeronave? De acordo com quem é especialista no assunto, nem tudo que é oferecido deve ser consumido ou é totalmente saudável.

Continua depois da publicidade

Então, de forma geral, a resposta para a pergunta acima é não, segundo Celina Bedding, comissária de bordo em entrevista ao jornal britânico The Mirror. E a restrição fica ainda maior quando analisamos as refeições que são oferecidas pelas próprias empresas, que geralmente precisam ser preparadas para agradar a maioria dos passageiros. Por isso, separamos abaixo todos os itens que não devem ser consumidos conforme a opinião da especialista na área.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Fotos revelam alimentos e bebidas que não devem ser consumidos nos aviões

Continua depois da publicidade

Confira a lista do que não comer em um avião

Nunca – nunca, mesmo – beba a água da torneira do banheiro de um avião

Ok, os banheiros dos aviões possuem um aviso para que a água da torneira jamais seja consumida. Porém, é importante destacar que essa orientação realmente deve ser levada a sério. O motivo é simples: a água do banheiro do avião é de reuso, ou seja, não é 100% potável e não é própria para consuma. A comissária, inclusive, reforçou o pedido destinando o aviso para todos os tipos de passageiros:

— Para qualquer passageiro lá fora, seja você um passageiro frequente, um passageiro ocasional, um passageiro sazonal ou um passageiro de primeira viagem em breve, gostaria de dizer a você: nunca beba água da torneira do avião banheiro —, disse Celina Bedding, comissária de bordo ouvida pelo The Mirror.

Se você tem problemas com consumo de sal e açúcar, não coma as refeições servidas no avião

Embora a alimentação servida nos aviões seja segura, em termos de preparo e conservação, as refeições possuem alta concentração de sal e açúcar. O motivo? De acordo com a comissária, o obejtivo é que os passageiros sintam mais o gosto dos alimentos e dos temperos já que quando estão em altas altitudes há a dormência das papilas gustativas.

Continua depois da publicidade

Em vez de consumir as refeições, a comissária sugere que os passageiros levem a sua própria comida e que optem por pratos leves. Outra recomendação importante é o consumo adequado de água antes, durante e após o voo.

Evite café ou chá no avião, caso ele seja feito em máquinas

Essa terceira recomendação foi dada por uma comissária de bordo de uma empresa norte-americana. Caso você goste de um cafézinho ou um chá no avião, talvez seja a hora de repensar o consumo. Isso porque, de acordo com a comissária em entrevista ao The Huffing Post, não é possível certificar que a limpeza das máquinas é feita de forma frequente e eficiente.

Outro ponto importante que a atendente comentou é que, em alguns casos, a água da torneira – que não é recomendada, conforme falamos acima – é utilizada para o preparo. Ou seja, se puder evitar, é melhor para a sua saúde.

Continua depois da publicidade

Leia também

Os 14 famosos formados em cursos inimagináveis

Uma única rua, 6 mil pessoas e muita fofoca: vilarejo europeu viraliza pela simplicidade

Pequeno pub tem reserva mais difícil do mundo e espera de 4 anos