A casa centenária que fica localizada na esquina entre as ruas Rio Branco e Jerônimo Coelho, em Joinville, deve passar por vistoria e inspeção após ter sido destruída por um incêndio na madrugada desta quarta-feira (14). O imóvel particular é tombado como patrimônio na cidade e tinha um processo de restauração aprovado. 

Continua depois da publicidade

Entre no canal e receba notícias de SC por WhatsApp

O casarão foi construído em 1923 e pertenceu à família Beckmann. O local abriu salas comerciais e foi endereço de um escritório de advocacia. Atualmente estava desocupado.

Prédio histórico que abrigava igreja será transformado em bar no Centro de Joinville

Continua depois da publicidade

Por conta da sua importância arquitetônica, foi tombado em 2018 e incluído no Inventário do Patrimônio Cultural de Joinville (IPCJ) em abril de 2021. No ano seguinte, teve projeto de restauro aprovado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Segundo os bombeiros, o incêndio atingiu os 675 metros quadrados do imóvel. Para fazer o combate às chamas, foram acionadas cinco viaturas dos bombeiros e usados 54 mil litros de água para extinguir o incêndio. Após o fim dos trabalhos, os bombeiros concluíram que houve perda total no imóvel.

Agora, seu futuro ainda é incerto. De acordo com a prefeitura de Joinville, a equipe da Unidade de Patrimônio e Museus (UPM) da Secult fez registro fotográfico da parte externa na manhã desta quarta-feira (14) e aguarda a liberação do Corpo de Bombeiros Voluntários para acessar o interior do imóvel e realizar as vistorias necessárias. 

As causas do incêndio ainda devem ser apuradas, porém, conforme informações preliminares dos socorristas, há suspeita de ter sido causado por ação humana direta.

Continua depois da publicidade

Apesar do projeto de restauro aprovado em 2022, como o imóvel foi totalmente atingido pelas chamas, a forma como ocorrerá a recuperação será avaliada novamente pela Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural do Município (Comphaan). Não há prazo para o início e conclusão dos trabalhos, pois como o incêndio provocou muitas avarias, isso pode tornar lenta a inspeção.

Leia também

Homem é preso por morte e maus-tratos contra cães em Joinville

Dez pessoas são presas em operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas em Joinville

“Pulou a janela e agarrou a vítima”: homem é preso por estupro e importunação sexual em SC