A decisão de compra de um determinado produto ou serviço depende não somente de fatores tangíveis, mas também da sensação de proximidade e de identificação com empresa. A Kantar, que é líder mundial em dados, insights e consultoria para empresas, traz algumas referências sobre o assunto.
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> Top of Mind revela marcas que estão na cabeça e no coração dos catarinenses; veja vencedores
A consultoria realizou ampla análise de companhias americanas, como Amazon e Apple, que representam 56 das 100 principais marcas a nível mundial, segundo estudo ranking global da Kantar BrandZ de 2021. Além disso, estudou cinco marcas que dobraram seus valores: Pinduoduo, Meituan, Moutai e TikTok da China e Tesla dos EUA. Dentro desse cenário, a consultoria mostrou em estudo como as companhias de maior referência e valor de mercado utilizam estratégias para aumentar sua abrangência a nível local e global.
Mas como reforçar a identidade da companhia e construir uma marca de valor? Essa capacidade é o que reconhece o Prêmio Top of Mind, que valoriza as marcas mais lembradas pelos catarinenses. De acordo com a Kantar, alguns fatores tendem a ser priorizados quando se fala não somente em crescimento, mas em recuperação após tempos difíceis:
- Reputação;
- Experiência superior;
- Variedade de produtos;
- Serviços bem projetados e funcionais;
- Conveniência e exposição por meio de ótima publicidade.
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Por isso, a NSC elencou cinco passos para ser uma empresa Top of Mind: uma marca que está na cabeça das pessoas porque foi moldada no coração.
1. Reputação
De acordo com o estudo da Kantar, a reputação – inclusive para fins sustentáveis e éticos – é um motor para o crescimento da marca e o “valor dos valores”. A pesquisa Insights do Negócios SC também aponta referências a bem-estar, senso de comunidade, sustentabilidade e ESG.
Por mais que a reputação possa tentar ser recuperada, uma “mancha” como mortes devido a desastres ambientais que poderiam ser evitados, políticas trabalhistas que desgastam os colaboradores e são evidenciadas ou até falas e condutas inapropriadas de membros da diretoria são vistos como um divisor de águas, principalmente pelas gerações mais novas.
2. Experiência
Uma marca que busca ser referência no mercado não deve apenas cumprir as exigências do Código de Defesa do Consumidor, como efetuar trocas em caso de problemas no produto ou efetuar um cancelamento decente.
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A experiência de ser cliente precisa ser superior e a empresa deve não somente ouvir quais os possíveis pontos de ajuste com feedback constante, mas também buscar solucionar as dores de quem escolheu ou ainda pode escolher aquele produto ou serviço.
Muitas vezes, o fato de uma pessoa ter optado por não avançar no “funil de compras” pode trazer um insight sobre o que está faltando, onde a empresa peca no momento. E ter um olhar atento às necessidades constantes de inovação é um dos quesitos básicos para que a companhia não simplesmente siga “conforme a maré”.
3. Produtos de qualidade
Quando os times de marketing e de produto (considerando também serviço) não estão bem alinhados, o consumidor é quem sai lesado. Não adianta a estratégia de branding ser impecável, valorizar a marca, destacar inúmeros benefícios, aproximar a companhia do consumidor; com um storytelling sensível às necessidades e objetivos da persona escolhida; se, na realidade, o que foi projetado não era bem assim.
Além de causar frustração no consumidor, gera uma revolta tão grande que ele faz questão de contar para todo mundo que foi enganado, trazendo um marketing negativo para a empresa.
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Conhecer as limitações e trabalhar nelas é necessário, além de desenvolver produtos e serviços que realmente atendam de forma funcional quem precisa dele.
4. Supra necessidades
O cliente quer e merece ser bem atendido – e ele sabe disso. Se uma doceria possui ótimos bolos, produz de acordo com o que os clientes buscam, com ingredientes selecionados, mas não entrega em casa o produto, uma parte ficou faltando. O consumidor pensa: “Vou ter mesmo que ir até lá buscar? Mandar um serviço de aplicativo”?
Facilitar a vida de quem precisa do produto ou serviço precisa ser sempre o objetivo. Caso não, o concorrente pode não ter uma qualidade igual, mas, se otimiza a vida de quem tem uma necessidade, ganha preferência.
5. Quem não é visto, não é lembrado
Toda marca de valor conta com exposição de qualidade em diversos veículos. Um site responsivo, redes sociais que identifiquem os valores da marca, que se comuniquem com o público-alvo para aproximar as necessidades daqueles possíveis clientes dos produtos e serviços oferecidos, aparecimentos na mídia, em entrevistas em redes de televisão, jornais, rádio, podcasts – todas essas estratégias entram em cena.
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Mas, para que o marketing realmente atenda às expectativas da empresa, a marca precisa ficar atenta às mudanças do comportamento do consumidor na localidade em que está inserida, principalmente com as diferentes visões de mundo entre as gerações, como demonstra a pesquisa Insights do Negócios SC.
Conheça as marcas mais lembradas do Estado no canal do Top of Mind 2022.
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