O fim de semana promete bastante agito para quem quiser sair de casa em Joinville. Além de eventos grandes como o 1º Food Truck Weekend e o (IN) Consciente Coletivo, há shows gratuitos, espetáculos e exposições. Confira a programação:
Continua depois da publicidade
Ao ar livre
(IN)Consciente Coletivo
O segundo (IN)Consciente Coletivo de 2015 ocorre neste sábado e domingo, entre 11 e 18 horas, na Casa da Cultura Fausto Rocha Jr e conta com 43 expositores de diversos segmentos do design de moda, acessórios e produtos, que terão estandes espalhados pela escola.
Gastronomia, intervenções e mostras de arte também marcarão território – a Galeria Victor Kursancew, por exemplo, irá expor obras de artistas que nunca passaram por lá. Palestras e oficinas vão abordar desde o design até a percussão corporal. E como sempre é preciso uma trilha sonora, o Palco Garten +, em parceria com o Garten Shopping, será seguidamente ocupado pelos trabalhos autorais de músicos da região.
Continua depois da publicidade
Confira a programação completa do (IN)Consciente Coletivo
1º Food Truck Weekend
Joinville recebe o 1º Food Truck Weekend Joinville neste fim de semana, com início na tarde desta sexta-feira. Serão três dias de muita gastronomia sobre rodas, com endereço nos ambientes do Joinville Square Garden, na zona Norte da cidade. Serão 25 food trucks e uma food bike, com uma grande variedade gastronômica, que vão de hambúrgueres a sushi e sashimi. Como acompanhamento para as iguarias servidas, haverá cervejas e chopes artesanais. A animação da festa contará com música ao vivo e, para garantir o programa da família inteira, haverá uma área de recreação infantil dentro do Joinville Square Garden.
Saiba mais sobre o 1º Food Truck Weekend
Feira do Príncipe
Neste domingo, das 11 às 17 horas, tem Feira do Príncipe. Além de opções de artesanato, brechó, antiguidades e gastronomia, no palco da praça Nereu Ramos haverá apresentações musicais que vão do sertanejo ao blues. A primeira atração, ao meio-dia, é o conjunto musical Coletivo das Flores. A banda de Pop/Rock surgiu a partir da iniciativa do cantor e compositor Felipe Harger, que quis reunir instrumentistas de Joinville em um grande grupo flexível à agenda de seus integrantes. A partir das 13 horas, sobe ao palco a dupla sertaneja Lucas & Daniel. Com quatro anos de estrada, eles já abriram shows nacionais, como Thaeme & Thiago e Dani & Rafa. A banda Ponto Gatilho conclui as apresentações tocando músicas de todas as épocas.
Música
1º Rock’n Ville
Promovido pela Fundação Cultural de Joinville, o 1º Rock’n Ville ocorre neste sábado, 11 de julho, das 14 às 22 horas, no Mercado Municipal de Joinville. A proposta é estimular a produção musical e a divulgação das bandas locais de rock em seus mais variados estilos. Irão participar nove bandas: Bravaro, Cartago, Comanches, Fevereiro da Silva, Lazy Gun, Mosaico Adulto, Mr. Rox, Napkin e Symmetrya. É livre e gratuito.
Ocupa Rock – Direitos Humanos e Música pelo Dia Mundial do Rock
O festival é organizado por várias entidades e apoiado por pessoas interessadas em promover um evento crítico para conscientizar a galera do rock sobre a necessidade de um cenário anti-racista, anti-fascista, anti-machista e pró LGBT. Ele ocorre na Cidadela Cultural Antarctica no domingo, 12 de julho, a partir das 15 horas. Seis bandas se apresentam: Andarilhos Atormentados (rock nacional/autoral), Rock à Queima Roupa (rock/grunge), Mad Dorothys (HC/alternativo), Bloody Mary Una Chica Band (SP) (rock alternativo), Workstinks (rock anos 90/2000) e Banda Miopia (funk/rock), além da discotecagem do DJ Sergio Paralelo.Haverá ainda exposições artísticas e bancas durante o dia. A proposta é que os participantes levem seus isopores, comida e toalhas e façam piquenique no local. É livre e gratuito.
Continua depois da publicidade
Teatro do Ser com Samuel Moraes
Samuel Moraes levou 11 anos para colocar na praça o sucessor de Canções, seu disco de estreia, mas o resultado deve agradar os seguidores da MPB tradicional, da qual o cantor e compositor de Joinville é adepto. Teatro do Ser será lançado nesta sexta-feira, às 20 horas, no Sesc, com suporte dos mesmo músicos que o acompanharam no Estúdio Ocotéa – Gabriel Vieira, Luciano Caetano, Junior Gonçalves, Fabio Oliveira e Karlinha Reis. Uma turma boa para proporcionar os arranjos de faixas como Fé, Tribo e Religiões, Deserto, Razão de Cantar e Amores Estáticos, que oscilam entre o suingue e o sossego sem nunca abdicar da poesia apaixonada. As entradas são gratuitas, com ingressos retirados na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação, que começa às 20 horas.
Falanstério, com Ricardo Ledoux
No sábado, o joinvilense Ricardo Ledoux repete o sucesso do último domingo e volta a se apresentar com o show Falanstério. Sua poética e inspiração transitam pelo cotidiano urbano de Joinville e as memórias da Vila da Glória, em São Francisco do Sul. Haverá participação do baterista Lucas Baumer e do baixista argentino Marcos Archetti. As entradas são gratuitas, com ingressos retirados na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação, que começa às 20 horas.
Baq em Looping, com Larissa Baq
A cantora, compositora e multi-instrumentista Larissa Baq, destaque recente no cenário da música pop brasileira e em assídua atuação no mercado da música autoral nacional, se apresenta no domingo. Ela foi finalista do concurso Vale Cantar Noel no 21º Prêmio da Música Brasileira, o que lhe abriu as portas no Brasil e na Europa. O show é intimista: em voz e violão e loop station, formato o qual a levou para Europa em 2012, 2013 e 2014 e também para diversos estados brasileiros. As entradas são gratuitas, com ingressos retirados na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação, que começa às 20 horas.
Teatro
Fora da caixa
A Cia. Mútua é sinônimo de teatro de bonecos em Santa Catarina, e um de seus mais celebrados trabalhos é A Caixa. Esse mesmo que o grupo de Itajaí apresenta no galpão da Ajote amanhã, às 20 horas. No palco, atores (de carne e osso) resgatam o boneco de um palhaço do fundo de um baú e, com ele, partem atrás de uma saída para outros brinquedos também relegados ao abandono.
Continua depois da publicidade
Exposições
A Dança e a Alma
A fotógrafa Jessica Silva está com a mostra A Dança e a Alma exposta na Rosti Haus Batataria. A exposição apresenta imagens com cenas que geralmente as pessoas não veem, as dos bastidores de um palco. Por meio das imagens, a fotógrafa transmite a forma artística de enxergar os bailarinos, com luz e sombra, contando assim uma história única. Os minutos que antecedem a entrada do bailarino no palco, poses, passos de dança, cores e movimentos são retratados na exposição que traz 15 quadros. As imagens foram captadas em dois diferentes momentos. No Festival de Dança de Joinville e no Festival A Noite é uma Criança. A exposição segue aberta para visitação até o dia 2 de agosto, de terça a domingo, das 18 às 23h30. A entrada é gratuita.
Achados Imaginários
Vai apenas até o próximo domingo, 19 de julho, a exposição Achados Imaginários, da artista Fernanda Sponchiado, no Espaço Garten Mais do Garten Shopping. Com uma sensibilidade singular, a ilustradora dá forma a personagens mágicos e cheios de fofura. Da sua experiência em design gráfico vieram as habilidades na esfera digital que, com o passar do tempo, se estenderam a outras superfícies como papel, tela e madeira. Os animais da floresta são os escolhidos da artista que, a cada pincelada, retrata um universo particular de muita doçura e vivacidade. A visitação é gratuita, todos os dias, das 10 às 22 horas.