Uma das bandas de rock mais conhecidas no mundo todo, o Guns N’Roses já vendeu mais de 100 milhões de discos desde 1985, ano da sua formação. Inicialmente, o grupo foi formado pelos membros do Hollywood Rose, Axl Rose e Izzy Stradlin e do L.A. Guns, Tracii Guns, Ole Beich e Robbie Gardner.
Continua depois da publicidade
> Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Origen do nome Guns N’Roses
O nome Guns N’ Roses surgiu a partir de duas bandas em que Axl e Izzy tinham tocado – os L.A. Guns e os Hollywood Roses. Após poucas semanas da formação, o baixista Ole Beich foi substituído por Duff McKagan, e o guitarrista Tracii Guns foi substituído por Slash, por causa da sua ausência frequente nos ensaios.
Outra saída da formação original foi a de Rob Gardner, que foi substituído por Steven Adler na bateria. A partir desse momento, a formação da banda ficou mais estável, e a estreia nos palcos se deu em junho de 1986, no Troubador, em Hollywood, para cerca de 150 pessoas.
Após isso, a banda seguiu para Seattle onde teve a sua turnê de estreia, conhecida por Hell Tour. Considerada um fracasso, o público do primeiro show foi inferior a 2 mil pessoas, fazendo com que a banda vendesse parte do equipamento para voltar para casa.
Continua depois da publicidade
Gravação do primeiro EP
Neste mesmo ano, o Guns N’ Roses gravou o seu primeiro EP, que significa extended play, e é um lançamento musical com maior duração que o single, mas não tão longo quanto um Long Play (LP). As principais características de um EP é ter entre 4 e 7 músicas, com duração total de até 30 minutos, ou seja, é um mini álbum.
O EP do Guns N’ Roses, chamado Live?!*@ Like A Suicide, era composto por 4 músicas: um cover do Rose Tattoo (“Nice Boys”), outro do Aerosmith (“Mama Kin”), e duas composições originais, “Reckless Life” e “Move to the City”.
O lançamento desse EP garantiu para a banda um contrato com a editora Geffen Records. No ano seguinte à formação, em 1987, o Guns N’ Roses lançou um dos principais álbuns de toda carreira do grupo, o Appetite for Destruction.
Este álbum inclui grandes sucessos como “Sweet Child O’ Mine”, “Paradise City” e “Welcome To The Jungle”. Este disco foi um fenômeno, com mais de 18 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Foi o primeiro álbum de estreia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas, e foi o suficiente para que o grupo começasse a abrir shows de ícones como Iron Maiden e Rolling Stones.
Popularidade consolidada
No final de 1988, o Guns N’ Roses consolidou a sua popularidade mundial com o trabalho GN’R Lies, com as canções do EP Live Like a Suicide e apenas quatro composições.
Neste segundo álbum, estavam clássicos como “Used To Love Her” e “Patience”, e foi outro sucesso estrondoso. Tanto este, quanto o primeiro EP, ficaram no top 5 da parada da Billboard ao mesmo tempo.
Ao passo que o sucesso aumentava, também cresceram as controvérsias entre os membros da banda. Em 1990 a banda começou a gravação de seu próximo álbum, o Civil War. Nas gravações, Steven Adler não conseguia tocar bateria por causa do uso excessivo de cocaína e heroína.
Continua depois da publicidade

Em outubro de 1990 o baterista Steven Adler foi demitido, sendo substituído por Matt Sorum, que tocava no The Cult. Em 1991, durante a gravação do próximo álbum, o tecladista Dizzy Reed havia se tornado o sexto membro do Guns N’ Roses.
Este ano de 1991 foi muito agitado para a banda. Em janeiro, tocaram para o seu maior público até então – 140 mil pessoas, no Rock in Rio 2, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Foram os concertos que marcaram as estreias de Sorum e Reed na banda, o GN’R já encabeçava uns dos maiores shows e festivais da época.
Em maio a banda começou uma turnê, para lançamento mundial dos álbuns Use Your Illusion, que só foram realmente lançados em setembro do mesmo ano. Esta turnê durou 26 meses, começando pela cidade de East Troy, nos Estados Unidos, e se estendendo para 32 outros países.
As vendas no dia 17 de setembro foram de quase 1 milhão de cópias, e os dois álbuns conseguiram a primeira e segunda posição na parada da Billboard. Estes trabalhos mostravam uma banda mais complexa na composição dos seus temas, integrando baladas, e coros femininos.
Continua depois da publicidade
Nestes trabalhos estavam os sucessos “You Could Be Mine”, “Live and Let Die”, “Don’t Cry”, “November Rain”, “Civil War” e “Knocking On Heaven’ s Door”. No final de 1991, Izzy Stradlin deixou a banda, que ganhou um novo guitarrista, Gilby Clarke.
Em 1992, o Guns N’ Roses fez uma imensa excursão pelo mundo, o que incluiu o concerto-tributo à Freddie Mercury. Aqui no Brasil o Guns N’ Roses fez dois shows nesta turnê, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.
O encerramento da Use Your Illusion World Tour foi em julho de 1993, em Buenos Aires, na Argentina. Foi o último show da banda com Slash, Duff, Sorum e Clarke. Em 1993, o grupo lançou um novo álbum, chamado The Spaghetti Incident, com versões de temas punk rock.
Apesar de incluir o single “Since I Don’t Have You”, esse LP marcou o declínio comercial e artístico do grupo. Uma canção de autoria do serial killer Charles Manson, “Look at Your Game Girl”, foi incluída no álbum a pedido de Axl, causando muita polêmica pública e também internamente.
Continua depois da publicidade
> Confira exigências do Guns N’ Roses para o show
Rumores sobre o fim da banda
Neste ano de 1993, surgiram rumores sobre um possível fim do grupo motivado por divergências musicais entre Axl Rose e Slash. Porém, foi apenas em 1995, que o guitarrista lançou o seu projeto, Slash ‘s Snakepit, com o álbum It’ s Five O’Clock Somewhere, e um ano depois anunciou oficialmente a sua saída do Guns N’ Roses.
Em 1994, Gilby Clarke pediu demissão da banda, alegando que Axl Rose e Slash não aceitavam suas composições. Ele foi substituído por Paul Tobias, gerando um descontentamento claro de Slash sobre a nova escolha.
Em 1996, Matt Sorum foi demitido e no ano seguinte, Duff McKagan saiu da banda, fazendo com que Axl fosse o único integrante original. Em 2001, o Guns N’ Roses voltou a fazer shows, primeiramente em Las Vegas e depois se apresentaram no Rock In Rio 3, para um público de 250 mil pessoas, e misturou sucessos e músicas novas.
Em 2002, Paul Tobias abandonou a banda e foi substituído por Richard Fortus, ex-Love Spit Love. Buckethead saiu em março de 2004, e nenhum guitarrista foi anunciado como substituto, forçando o cancelamento do show no Rock in Rio Lisboa.
Continua depois da publicidade
No mesmo mês, a Geffen lançou a coletânea Greatest Hits, já que o novo álbum de estúdio Chinese Democracy não saía há 11 anos. Em 2006 foi anunciada uma turnê européia, com um “aquecimento” feito em Nova York, com 5 shows onde foi apresentado o novo guitarrista, Ron “Bumblefoot” Thal.
> O que é ser “cancelado” na internet? Entenda e veja famosos que já foram cancelados
Melhor álbum da história do Rock
No dia 22 de dezembro deste mesmo ano, a revista inglesa Kerrang! elegeu o álbum Appetite for Destruction como o melhor da história do rock. A banda novamente saiu em turnê em 2007, com shows nos EUA, México, Austrália e Japão.
O lançamento do álbum Chinese Democracy aconteceu em 23 de Novembro de 2008. A gravação durou 10 anos e custou US$13 milhões.
> Descubra quais são os benefícios da cerveja na saúde
Como o Guns N’ Roses está hoje em dia
Oficialmente agrupada desde abril de 2016, quando fez sua primeira aparição pública, a atual formação da banda Guns N’ Roses é:
Continua depois da publicidade
- Axl Rose: vocais principais e piano;
- Slash: guitarra solo e violão;
- Richard Fortus: guitarra base e backing vocals;
- Duff McKagan: baixo, backing vocals e violão;
- Frank Ferrer: bateria;
- Dizzy Reed: teclados, piano, percussão e backing vocals;
- Melissa Reese: teclados e backing vocals.
Depois de mais de 2 décadas, os fãs puderam ver novamente Slash, Axl Rose e Duff McKagan no mesmo palco. Esta formação começou uma turnê chamada Not in This Lifetime Tour, e lotou estádios de diversos países.

Com início em Los Angeles em 2016, a turnê terminou em 2 de novembro de 2019, no Colosseum at Caesars Palace, em Las Vegas. Em 2020 a banda iria iniciar outra volta ao mundo, Guns N’ Roses 2020 Tour.
Em razão da pandemia, o único show que aconteceu foi em Miami, os outros foram cancelados.
> Guns N’ Roses anuncia show em Florianópolis; veja
E os próximos shows?
Os brasileiros fãs do rock do Guns N’ Roses podem comemorar.
Agora em 2022, teremos a alegria de receber a banda novamente. Em setembro, o grupo estará se apresentando em diversos locais do nosso país, desde Recife, no nordeste e Florianópolis, no sul do Brasil.
Continua depois da publicidade
Acompanhe o NSC Total no Youtube
Você também pode querer ler
Tudo sobre beach tennis, o esporte que virou febre em Florianópolis
Conheça os principais destinos de Florianópolis