Ler e interpretar o céu e as influências dos planetas nas nossas vidas faz parte da rotina de Lydia Vainer há mais de 25 anos. Psicóloga de formação, a astróloga se divide entre a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e São Paulo, onde atende personalidades como a estilista Glória Coelho. Com a coluna, Lydia compartilhou suas impressões do ano que passou e as previsões para 2017.
Continua depois da publicidade
Chegamos ao fim do ano com a sensação de que 2016 foi ainda mais difícil e conturbado. Essa percepção encontra alguma explicação no céu?
Esse ano tivemos um aspecto tenso entre dois planetas bastante contraditórios: Saturno e Netuno. Netuno é sonho, dissolução, falta de limites, tudo que nos encanta e ilude. A quadratura desses dois planetas originou muitas coisas que não se concretizaram, fora de planejado. Questões como os refugiados, por exemplo, estão muito ligadas a Netuno e essa falta de limite, pessoas à deriva no oceano, sem lugar para ficar, sem nada concreto. Já Saturno é muito conservador, ele rege o tempo, a pedra, então tem muita rigidez. Por isso também sentimos esse volta do conservadorismo no mundo, as eleição de Trump, a saída do Reino Unido da União Europeia, são exemplos. Nesse ano, ficamos com a sensação de que fizemos muito, trabalhamos bastante, mas nada resultou. É como se a gente tivesse que adiar o sonho com a vida real nos roubando um tempo precioso.
Podemos ter mais esperança para 2017?
No mapa do mundo um planeta novo se une a Saturno: Urano num aspecto favorável. Uma conversa entre esses planetas significa um diálogo entre o velho e o novo. O Urano é coletivo, traz à tona a questão do trabalho em conjunto por uma causa maior. É o despertador de uma nova consciência, de que você sozinho não consegue as coisas. Não teremos mais aquele engano de Netuno, das pessoas fazerem coisas sem muito foco e sem o resultado desejado. Urano rege os grupos, a democracia, as redes sociais, o novo, a criatividade. O clima será propício ao despertar da consciência coletiva para propostas de mudanças, inovações e mais liberdade de expressão. É a criatividade e originalidade de Urano associado a razão e a sabedoria do conhecimento adquirido e construído no passado. Mas ainda é um ano que requer austeridade, paciência, economia. Saturno, que entra agora num ciclo de 36 anos influenciando a Terra, faz lembrar que tudo tem começo, meio e fim. É um planeta próprio do tempo, da sabedoria, da perseverança e da responsabilidade. O progresso em 2017 pode ser mais lento, mas, diferente de 2016, quando a gente fez e fez e nada apareceu, a atuação em 2017 é mais efetiva.
Continua depois da publicidade
Esse momento conturbado no Brasil, com muitas reviravoltas políticas e uma falta generalizada de confiança também está espelhada nos planetas? E essa condição segue em 2017?
Netuno vai estar em oposição ao Sol do Brasil em 2017. Isso dá uma sensação de estarmos sem liderança, sem pulso firme. Tem muita coisa rolando por baixo dos panos, as lideranças representadas pelo Sol com aspecto de Netuno não ficam transparente, as ações são tomadas sem muito critério, gerando muita instabilidade. Júpiter com Plutão também faz com que aumente a desconfiança nos agentes da lei por isso tanta decepção e corrupção. Mas Saturno e Urano fazem com que tudo a tona, e diferente de 2016, sejam finalizadas, com consequências e punições.
Parece que depois de um ano tão duro, nem o brasileiro está muito no clima de comemorar o final do ano. Mas essa é uma época interessante para meditar, projetar ou fazer um ritual. O que você indicaria como despedida e preparação?Podemos aproveitar que Júpiter está em libra, que é signo da união, do companheirismo, do amor e das artes. Ele favorece as uniões, encontros, relações. É bom exercitar o amor, reunir as pessoas em casa. É o momento de fazer uma reflexão, relevar as mágoas. Libra é a beleza e ela ameniza os conflitos. Esse final do ano é interessante aproveitar para estar com as pessoas em um ritual coletivo, brindar, falar palavras bonitas. Escrever em um papel as coisas difíceis que passamos e queimar. Também escrever as intenções para 2017 e mantê-las por perto, lendo e relendo. Em um ano de Saturno você tem que ter uma meta clara, uma intenção sobre o que quer concretizar e onde quer chegar. É um período positivo para suas realizações. Não é um ano de muito prazer. É preciso que cada um cave seu próprio bem-estar, ache um buraco na rotina para o prazer senão a vida fica muito árida.