Nove ônibus foram sequestrados e usados como barricadas na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (16), segundo informações do g1. O caso ocorreu durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na comunidade da Tijuquinha, na estrada que dá acesso à localidade e outras duas, Muzema e Rio das Pedras.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O sindicato das viações que operam na capital fluminense informou que os bandidos ordenaram que os passageiros descessem e atravessaram os veículos na rua. Até o momento, não há informações sobre feridos.

Motivação

Segundo a tenente-coronel Cláudia Moraes, esta é uma estratégia para desviar a atenção da Polícia Militar do ponto de atuação.

A Polícia Civil informou que este tipo de ação é feita por pessoas específicas no crime organizado, os chamados “gerentes de barricadas”, que bloqueiam vias para impedir o acesso da polícia às comunidades.

Continua depois da publicidade

Interdição

Os dois sentidos na estrada foram interditados, e uma longa fila de ônibus se formou na região. De acordo com a Rio Ônibus, linhas dos coletivos que circulam no local tiveram as rotas alteradas.

De acordo com o g1, nos últimos 12 meses, cerca de 130 ônibus foram usados como barricadas em comunidades do Rio de Janeiro. O sindicato dos coletivos informou que, de agosto de 2023 a agosto de 2024, 32 veículos foram incendiados.

Leia também

MP denuncia suspeitos de morte de empresário em casa noturna de Florianópolis

Criança que brincava próxima a clube de tiro é atingida por bala na cabeça em SC