O ano de 2025 será interessante para a Volkswagen, com o retorno do Golf, a renovação do Jetta e o lançamento da nova versão GTS do Nivus. A cereja do bolo, no entanto, será um novo e aguardado SUV compacto, com produção na planta de Taubaté, em São Paulo, onde era feito anteriormente o Gol.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O nome já foi revelado: vai ser chamado de Tera, a unidade de medida usada em HDs, por exemplo. O nome remete a um carro mais tecnológico e moderno.
O Tera contará com design totalmente novo, criado pelo time de José Carlos Pavone, Head de Design Américas da Volkswagen, e desenvolvido e produzido no Brasil. Ele vai herdar plataforma e componentes do Polo e Nivus.
Continua depois da publicidade
A expectativa é que seja lançado no começo do primeiro semestre de 2025, posicionado acima do Polo e abaixo de Nivus e T-Cross. Os principais concorrentes devem ser o Fiat Pulse e Renault Kardian.
Embora não seja oficial, o mais provável motor a equipar o VW Tera é o 170 TSI, 1.0 turboflex de até 116 cv, que equipa versões do Polo, e também o 1.0 turbo de até 128 cv para versões mais caras.
A Volks está desenvolvendo sistema híbridos para os próximos lançamentos e é possível que o Tera venha equipado com um conjunto híbrido-leve, que depois equipará os demais modelos turbo da montadora.
Sistema multimídia VW Play com tela grande e boa oferta de itens de segurança serão outros atrativos do SUV compacto.
Continua depois da publicidade
Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.
Leia também
O que vale mais a pena em 2025: etanol ou gasolina?
Com o fim do Toyota Yaris, vale a pena pensar num modelo usado?