Um ônibus foi incendiado no bairro Ingleses, na região Norte de Florianópolis, na quarta-feira (14) e a ação criminosa motivou uma operação conjunta entre as polícias Militar e Civil para identificar os envolvidos. Até o momento, três homens e uma mulher foram presos e dois adolescentes foram apreendidos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Além do fogo no ônibus nos Ingleses, outros incêndios foram registrados pela cidade. Houve ocorrências nos bairros Santinho, Canasvieiras, Vargem do Bom Jesus e Rio Vermelho. Conforme o delegado Alex Bonfim Reis, responsável pelo caso, as ações são de responsabilidade do grupo.

Agora, as investigações continuam a fim de identificar outros possíveis envolvidos, que integram uma organização criminosa. Além das prisões, foram apreendidos aproximadamente 3,5 kg de maconha e porções de cocaína.

Continua depois da publicidade

Como tudo começou

Tudo começou quando a PM recebeu uma informação de que um carro carregado com drogas circulava pelo Norte da Ilha. Ao identificar o carro, os agentes fizeram a abordagem, momento em que o casal que estava dentro reagiu com tiros e iniciou a fuga. No meio do caminho, o condutor do veículo perdeu o controle e bateu. O homem conseguiu fugir, já a mulher foi capturada.

A partir disso, segundo o delegado, outros integrantes do grupo começaram a agir para desfiar a atenção da polícia e, assim, o criminoso conseguir se esconder.

— Após a troca de tiros eles fugiram pelo mato. Para que conseguisse fugir, pediu para que botasse fogo em diversos pontos da cidade para sobrecarregar as forças de segurança — explica o investigador.

O plano, no entanto, não deu certo e os envolvidos foram identificados via imagens de câmeras de segurança e, também, com a ajuda de testemunhas. Eles foram presos na sequência.

Continua depois da publicidade

Por quais crimes podem responder

A primeira pessoa a ser identificada foi uma mulher, que foi abordada assim que o veículo foi abandonado. Outros dois foram reconhecidos e presos por atearem fogo no ônibus. Os outros três (um adulto e dois adolescentes) por terem feito a barricada para impedir a passagem das forças de segurança pelo bairro.

A mulher presa pode responder por tráfico de drogas e o homem que estava no carro com ela por tráfico de drogas, incêndio, organização criminosa e corrupção de menores, já que dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de participação nos incêndios. Outros dois homens foram presos pelos mesmos crimes.

Os quatro adultos foram levados à prisão, já os adolescentes, após a identificação, foram levados para os responsáveis. Eles devem responder por atos infracionais equiparados aos crimes de organização criminosa e incêndio.

Leia também

VÍDEO: Médica alugou apartamento e se escondeu em armário para atirar no ex-marido em SC

Fuga de suspeitos de tráfico de drogas motivou caos na região Norte de Florianópolis, diz PM