O piloto de uma aeronave que decolou da cidade de São José com destino a Videira, no Meio-Oeste do Estado, foi encontrado nesta quinta-feira (4) com vida após um acidente. O avião ficou desaparecido por cerca de 12 horas e foi encontrado Força Aérea Brasileira. Entenda o que se sabe até agora sobre o caso.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Qual foi a trajetória do voo?

O avião de pequeno porte decolou na tarde de quarta-feira (3) do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, com destino ao aeródromo de Videira, no Meio-Oeste do Estado. À bordo da aeronave estava Mauro Ribeiro, proprietário e piloto do avião. Empresário e dono de negócios em Videira, ele é considerado experiente no meio da aviação.

Como foram feitas as buscas?

Foi um familiar de Ribeiro que notificou sobre a falta de comunicação. O piloto teria avisado que iria até Videira, mas não enviou mais mensagens ao longo do dia, o que causou preocupação.

Ciente do desaparecimento, a Força Aérea Brasileira iniciou as buscas pela aeronave desaparecida já na madrugada de quinta-feira (4). A aeronave da SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) foi acionada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), e iniciou as buscas na região, coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.

Continua depois da publicidade

Parte das buscas foi realizada pelo litoral, mas como nada foi avistado na região, a equipe decidiu seguir rumo ao destino do avião, no Oeste do Estado.

Vídeo mostra momento do resgate de piloto que sobreviveu a queda de avião em SC

O resgate ocorreu às 13h50 de quinta-feira, por meio do helicóptero H-60 Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8°GAV) – Esquadrão Pantera, em Ponte Alta do Norte.

Foram cerca de 12 horas de buscas que iniciaram na madrugada de quinta e se estenderam ao longo do dia, em uma área equivalente a 1,5 mil km². Enquanto não havia iluminação natural, foram utilizados equipamentos de visão noturna para procurar pelo avião.

Qual o estado de saúde do piloto?

O piloto tem 60 anos e teve escoriações, um corte no nariz e uma fratura na perna esquerda. Ele foi levado ao aeroporto de Florianópolis, de onde foi conduzido pelo Samu ao Hospital Celso Ramos. O boletim médico indicava que ele não corre risco de morte.

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (5), as últimas informações eram de que o estado de saúde dele teria se agravado, e que ele estaria internado no hospital para tratar das fraturas.

Como serão as investigações?

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionado e deve realizar o levantamento de informações para as investigações. São feitas coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave ou pela aeronave, entre outros procedimentos necessários para a investigação.

Ainda não se sabe o motivo que levou Mauro a realizar um pouso forçado no local. As investigações devem ser concluídas dentro do menor prazo possível, afirma a nota da FAB.

Veja fotos dos trabalhos de resgate do piloto

Continua depois da publicidade

Leia também

Vídeo mostra momento do resgate de piloto que sobreviveu a queda de avião em SC